Zelensky alerta que extensas áreas da Ucrânia estão minadas
Aproveitando que o exército neozelandês tem grande experiência na remoção de minas, Zelensky pediu ao país oceânico que lidere esses esforços para a limpeza da Ucrânia
Da AFP
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu nesta quarta-feira (noite de terça, 13, no Brasil) ajuda para limpar amplas áreas de seu país que estão repletas de minas e outros artefatos não detonados que, segundo ele, equivalem ao território do Uruguai.
"Atualmente, 174 mil quilômetros quadrados do território ucraniano estão contaminados com minas e artilharias sem explodir", disse Zelensky em um discurso por videoconferência ao Parlamento da Nova Zelândia.
Aproveitando que o exército neozelandês tem grande experiência na remoção de minas, Zelensky pediu ao país oceânico que lidere esses esforços.
- Guerra: Conferência de Paris promete ajuda de € 1 bilhão para Ucrânia
- Zelensky pede mais armas e gás para Ucrânia a países do G7
- GUERRA: Ucrânia bombardeia Melitopol e sinaliza nova fase de contraofensiva para retomar território
- GUERRA: Putin diz o que precisa para chegar ao fim da guerra na Ucrânia
"Não há paz real para nenhuma criança que pode morrer por uma mina terrestre russa escondida", declarou.
Também apontou que tanto o mar Negro quanto o mar de Azov estão cheios de minas "e perderam centenas de milhares de criaturas que viviam lá, que morreram como resultado das hostilidades".
O presidente ucraniano se dirigiu a vários parlamentos estrangeiros nos últimos dez meses, buscando aliados para apoiar sua defesa contra a invasão da Rússia.