DALAI-LAMA

DALAI LAMA BEIJA CRIANÇA e pede desculpas por comportamento; veja o que disse o líder

Após repercussão de vídeo em que Dalai pede a criança que chupe sua língua, líder espiritual se desculpa publicamente

Maria Mota
Cadastrado por
Maria Mota
Publicado em 10/04/2023 às 9:51 | Atualizado em 10/04/2023 às 11:35
Office of His Holiness the Dalai Lama (OHHDL)/AFP
Após repercussão de vídeo em que Dalai pede a criança que chupe sua língua, líder espiritual se desculpa publicamente - FOTO: Office of His Holiness the Dalai Lama (OHHDL)/AFP

Desde o último dia 8 de abril, um vídeo em que o líder espiritual do Tibete, Dalai-Lama, pede a uma criança que chupe sua língua tem repercutido virtualmente.

Na manhã desta segunda-feira (10), Dalai veio a público e se desculpou pelo comportamento, através de publicação em seu perfil oficial no Twitter.

QUEM É DALAI LAMA?

Dalai-Lama, de 87 anos, é o líder espiritual que está à frente do movimento que luta pela independência do Tibete, uma região autônoma da China.

Em 1989, Dalai Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por, de acordo com o comitê, promover iniciativas pacíficas para zelar pela herança do povo tibetano, "baseadas na tolerância e respeito mútuo".

Com informações da AFP e do portal UOL.

DALAI LAMA BEIJA CRIANÇA

Embora tenha se popularizado recentemente, o vídeo é datado do dia 28 de fevereiro. As imagens mostram o líder espiritual em contato íntimo com a criança, no norte da índia.

Após aproximar propositalmente a própria boca à do menino, Dalai mantém contato entre testas com a criança e sinaliza que ela chupe sua língua:

.

.

Em 2019, Dalai também foi alvo de críticas ao afirmar que, se o próximo líder a sucedê-lo fosse uma mulher, teria de ser "atraente".

DALAI PEDE DESCULPAS

Através de uma nota oficial, publicada nesta manhã (10), uma retratação em nome do líder afirmou:

"Um trecho de vídeo que circula mostra uma audiência recente, em que um menino pediu à Sua Santidade um abraço. Sua Santidade deseja se desculpar ao menino e à família dele, bem como aos muitos amigos em todo o mundo, pela dor que pode ter causado", diz o primeiro trecho.

A nota continua: "Sua Santidade frequentemente provoca as pessoas com quem se encontra de um jeito inocente e brincalhão, mesmo em público e diante das câmeras. Ele se arrepende do incidente".

Veja a publicação oficial:

Comentários

Últimas notícias