ARMAS NUCLEARES

Coreia do Norte rejeita pedido do G7 por desnuclearização

País comunista intensificou seu programa de armas sancionado pela ONU este ano

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 21/04/2023 às 14:22
STR / KCNA VIA KNS / AFP
Coreia do Norte disparou míssil balístico intercontinental de combustível sólido, o que seria o primeiro teste com essa tecnologia - FOTO: STR / KCNA VIA KNS / AFP

AFP

O chefe diplomático da Coreia do Norte rejeitou nesta sexta-feira (21) o pedido de desnuclearização do G7, dizendo que seu arsenal é "definitiva e irreversível".

O país comunista intensificou seu programa de armas sancionado pela ONU este ano e lançou seu primeiro míssil balístico de combustível sólido neste mês, um grande avanço para o exército norte-coreano.

As Nações Unidas, Seul e Washington criticaram esses testes e os chefes da diplomacia do G7 exigiram nesta semana "o abandono completo, verificável e irreversível das armas nucleares" por parte do Norte.

No entanto, seu ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, criticou uma declaração "extremamente intervencionista" e acusou o G7 de "arrancar maliciosamente" o "exercício legítimo da soberania" da Coreia do Norte.

"A posição da República Popular Democrática da Coreia como potência nuclear mundial é definitiva e irreversível", disse Choe em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do país, KCNA.

O ministro disse que o "G7, grupo fechado de um punhado de países egoístas, não representa a justa comunidade internacional, mas serve como ferramenta política para garantir a hegemonia dos Estados Unidos".

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, já havia declarado em setembro do ano passado que o status do país como potência nuclear era "irreversível", descartando a possibilidade de negociar a desnuclearização da península.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos responderam ao aumento da atividade armamentista do Norte, aumentando suas manobras militares conjuntas na área.

Pyongyang vê esses exercícios como ensaios para uma invasão e os usa como justificativa para seus testes de mísseis.

"É anacrônico pensar que o direito e a capacidade de realizar um ataque nuclear cabem exclusivamente a Washington", disse o ministro Choe.

"Nunca buscaremos o reconhecimento ou a aprovação de ninguém, porque estamos satisfeitos com nosso acesso à força para uma troca de golpes com a ameaça nuclear dos Estados Unidos", disse ele.

 

Últimas notícias