Rei Charles

QUEM É O SUCESSOR DO REI CHARLES III? Veja linha de sucessão ao trono britânico

Príncipe William é o sucessor do Rei Charles? Confira linha de sucessão ao trono

Imagem do autor
Cadastrado por

Beatriz Galvão

Publicado em 06/05/2023 às 14:24
Notícia
X

O Reino Unido agora tem oficialmente um novo soberano!

Neste sábado, o Rei Charles III, filho da Rainha Elizabeth II, falecida em 2022, foi coroado na Abadia de Westminster. 

COMO FICA LINHA DE SUCESSÃO AO TRONO?

Em caso de abdicação ou morte do Rei Charles III, quem assume o trono é Príncipe William, Duque de Cambridge, filho do monarca com a Princesa Diana e primeiro na linha de sucessão. Casado com Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, desde 2011, William já tem três herdeiros para sucedê-lo: George, Charlotte e Louis.

O filho mais velho de William e Kate, Príncipe George, de 9 anos, é o segundo na linha de sucessão, e deve assumir o trono após seu avô, Charles, e seu pai.

Vale destacar que se o filho mais velho do casal fosse uma menina, ela continuaria sendo a segunda na linha de sucessão.

Pois não existe mais regras que dão preferência há herdeiros do sexo masculino na linha sucessória do Reino Unido, mas sempre ao primogênito.

Seguindo a ordem da regra, a segunda filha do casal, Princesa Charlotte, de 8 anos, é a terceira na linha de sucessão. Na sequência vem o Príncipe Louis. O caçula de apenas cinco anos é o quarto na fila.

ONDE ESTÁ O PRÍNCIPE HARRY?

O filho mais novo do Rei Charles III e da Princesa Diana, está na quinta posição.

Se o Príncipe William não tivesse casado e tido filhos, Harry seria hoje o segundo na linha sucessória. Mas, a cada filho que seu irmão tem, ele fica mais longe do trono.

Mesmo após se afastar das funções da família real ao se mudar para a Califórnia com sua esposa, Meghan Markle, o Duque de Sussex, Príncipe Harry, permanece na linha de sucessão. Seus filhos, Archie Harrison e Lilibet Diana, ocupam respectivamente o sexto e o sétimo lugares na ordem sucessória. 

REI CHARLES III É COROADO EM LONDRES 

 

Tags

Autor