SUBMARINO DESAPARECIDO IMPLODIU? Confira notícias sobre o submarino que sumiu e quem eram os TRIPULANTES do SUBMARINO DESAPARECIDO
As buscas por Titan, submersível que sumiu no Oceano Atlântico
As buscas pelo submersível que desapareceu no Oceano Atlântico no último domingo (18) continuam, com operação conjunta entre as guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá, que estão mobilizadas na área. As informações são da AFP e da Estadão Conteúdo.
O veículo subaquático Titan é uma embarcação da empresa privada OceanGate Expeditions e trata-se de um submersível.
Diferente dos já conhecidos submarinos, essas embarcações não operam de forma autônoma e precisam do controle de uma plataforma de apoio para funcionar.
Enquanto o passeio acontece, o Titan conta com uma base que controla a ida e volta e evita turbulências na superfície, o que pode atrapalhar a operação.
QUEM SÃO OS TRIPULANTES DO SUBMARINO DESPARECIDO?
Cinco pessoas viajam no submersível, incluindo o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation, assim como o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman.
O francês Paul-Henri Nargeolet, mergulhador veterano e especialista nos destroços do "Titanic", e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, responsável pelos mergulhos turísticos, também encontram-se dentro do "Titan", desenvolvido e operado por esta empresa americana que cobra US$ 250.000 (aproximadamente R$ 1,2 milhão) por pessoa pela aventura.
O SUBMARINO DESAPARECIDO IMPLODIU?
Durante esta terça-feira (20), uma das hipóteses que surgiram para o que aconteceu com o submarino é implosão por causa da pressão da água.
Embora desconheça a composição do submersível, Alistair Greig, professor de engenharia marítima no University College London, sugeriu duas possíveis hipóteses com base em imagens do equipamento divulgadas pela imprensa.
Se houve um problema elétrico ou de comunicação, o submersível poderia ter emergido e permanecido flutuando, "aguardando para ser encontrado".
"Outro cenário é que o casco de pressão tenha sido danificado", apontou em comunicado. "Nesse caso, o prognóstico não é bom".
Além disso, "são poucas as embarcações" capazes de atingir a profundidade em que o "Titan" poderia ter chegado, alertou.
SUBMARINO DESAPARECIDO: quem são os 5 TRIPULANTES do SUBMARINO TITAN?