SUBMARINO DESAPARECIDO: Acharam o submarino Titan? Confira as últimas notícias atualizadas
Desde o último domingo (18) o submarino Titan está desaparecido; confira as últimas notícias
As operações de busca pelo submarino Titan, que sumiu no domingo, dia 18, durante a exploração dos destroços do Titanic, continuam em andamento.
Especialistas calculam que os cinco ocupantes do aparelho têm oxigênio para menos de 24 horas.
Confira nesta matéria:
- Acharam o submarino Titan?
- Veja últimas notícias do submarino desaparecido
- Quem está no submarino?
- Quanto custou a embarcação no Titan?
- Confira imagem inédita da busca pelo submarino
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O SUBMARINO DESAPARECIDO:
As equipes de resgate que procuram o submersível desaparecido perto dos destroços do Titanic detectaram "ruídos subaquáticos", semelhantes a batidas na área de busca, anunciou a Guarda Costeira dos Estados Unidos.
Esses sons foram registrados em intervalos de 30 minutos e repetiram-se aproximadamente quatro horas depois.
Com isso, as operações foram redirecionadas para a área em que os ruídos foram captados. Porém, até o momento, não foi encontrado nenhum sinal do submarino.
Especialistas acreditam que os ruídos podem ser emitidos de dentro da embarcação, possivelmente como um sinal de alerta.
Além disso, uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água, levando ao direcionamento de um navio para auxiliar nas buscas nessa região.
SUBMARINO TITAN
O Titan, diferentemente dos submarinos convencionais, é classificado como um submersível que requer o suporte de uma plataforma de controle para seu funcionamento, em vez de operar de forma autônoma.
Durante os passeios, ele é acompanhado por uma base que supervisiona o percurso, garante o retorno seguro e evita perturbações na superfície que possam prejudicar a operação.
CONFIRA IMAGEM INÉDITA DAS BUSCAS PELO TITAN
Nesta quarta-feira (21), foram divulgadas imagens inéditas das operações de busca realizadas pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, destacando a participação ativa do navio "Deep Energy".
Segundo a Guarda Costeira, três embarcações, incluindo o "The John Cabot" com recursos avançados de sonar, estão trabalhando em conjunto com o "Skandi Vinland" e o "Atlantic Merlin", seguindo padrões de busca na área designada.
"Trata-se de uma busca muito complexa e a equipe unificada está trabalhando sem descanso para pôr em andamento o quanto antes os recursos e conhecimentos disponíveis", disse à imprensa o capitão da Guarda Costeira americana, Jamie Frederick.
As equipes de resgate calculam que os passageiros têm menos de um dia de oxigênio no submersível, com base na capacidade que o aparelho tem para armazenar até 96 horas de ar de emergência.
QUEM ESTÁ NO SUBMARINO?
Cinco pessoas viajam no submersível, incluindo o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation.
Assim como o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho, Suleman.
O francês Paul-Henri Nargeolet, mergulhador veterano e especialista nos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, responsável pelos mergulhos turísticos.
Todos, no entanto, estavam cientes dos perigos da expedição, disse a BBC, Mike Reiss, roteirista de televisão americano que visitou os destroços do Titanic no mesmo submersível no ano passado.
"Você assina um documento antes de embarcar, e na primeira página a morte é mencionada três vezes", relembra.
QUANTO CUSTOU A EMBARCAÇÃO NO TITAN?
A embarcação Titan, que desapareceu durante a expedição aos destroços do Titanic, teve um custo de aproximadamente US$ 250.000 (cerca de R$ 1,19 milhão) por pessoa.
Com dimensões de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura, o submarino tem capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros.
O objetivo da viagem era explorar os destroços do Titanic, localizados a uma profundidade de 3,8 mil metros.
COMO O SUBMARINO SUMIU?
No último doingo (18), o submarino embarcou em uma expedição de duas horas em direção aos destroços do trágico naufrágio do Titanic.
Entretanto, após passar 1 hora e 45 minutos, a embarcação de apoio perdeu comunicação com o submarino, desencadeando de imediato as operações de busca.
Até o momento, é desconhecida a causa da interrupção da comunicação, assim como a localização precisa em relação à proximidade com o Titanic.
COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!