Submarino desaparecido Titanic

SUBMARINO DESAPARECIDO: buscas por SUBMARINO QUE DESAPARECEU continuam nesta quarta-feira (21); confira as últimas notícias

Área onde a busca pelo submarino desaparecido estão sendo realizadas na região onde ouviu-se ruídos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 21/06/2023 às 20:21 | Atualizado em 21/06/2023 às 21:38
Notícia
X

As buscas pelo submarino que desapareceu enquanto realizava uma expedição turística aos destroços do Titanic, no último domingo (18), continuam nesta quarta-feira (21).

Cinco passageiros que estavam a bordo do submersível ainda não foram encontrados. No entanto, sengundo informações da AFP, a busca pelo submarino está sendo realizada na região onde, nas últimas horas, foram detectados ruídos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O SUBMARINO QUE DESAPARECEU EM UMA EXPEDIÇÃO AOS DESTROÇOS DO TITANIC

De acordo com o almirante americano, John Mauger, a área onde estão os destroços do Titanic é repleta de metais e outros objetos.

"Por isso é tão importante termos especialistas da Marinha que entendam a ciência por trás dos ruídos e possam classificá-los e nos dar informações sobre suas origens", contou.

A Marinha Real do Canadá despachou um navio dotado de uma câmara hiperbárica e especialistas em assistência médica, juntamente a outra embarcação equipada com dispositivos sonar avançados, para auxiliar nas operações de busca e resgate do submarino desaparecido e seus tripulantes.

Adicionalmente, duas outras embarcações estão a caminho do local, de acordo com as autoridades locais. Além disso, a empresa proprietária do Polar Prince, responsável pelo lançamento do submarino que desapareceu, está enviando uma equipe de busca em águas profundas em outra embarcação.

BUSCAS PELO SUBMARINO DESAPARECIDO

Em uma entrevista coletiva, o capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, James Frederick, revelou que "ruídos de origem indeterminada" foram detectados na noite da terça-feira (20) e na manhã desta quarta-feira.

Cinco barcos estão envolvidos nas buscas em uma área de cerca de 20.000 km², que se soma a outros cinco que serão utilizados nas próximas 24 a 48 horas.

A profundidade das buscas pelo submarino desaparecido atinge quase quatro quilômetros e aviões estão sendo utilizados na missão de encontrar qualquer sinal do submersível.

Handout / US Coast Guard / AFP

Buscas pelo submarino seguem a todo vapor - Handout / US Coast Guard / AFP

O Pentágono anunciou o envio de mais recursos para as buscas do submarino desaparecido há quatro dias.

Um terceiro avião C-130 e três C-17 foram enviados, além de um robô submarino trazido pelo Instituto Oceanográfico francês, que integrou as buscas an quarta-feira.

Essas são buscas muito complexas, devido à grande distância do local e à coordenação necessária entre diversas agências e países.

Ainda segundo o capitão James Frederick, a equipe unificada está trabalhando incessantemente para disponibilizar todos os recursos disponíveis o mais rápido possível.

Os resgatistas calculam que o oxigênio de emergência dos tripulantes do submarino que desapareceu se esgote nas próximas horas.

PASSAGEIROS DO SUBMARINO DESAPARECIDO

Mike Reiss, roteirista de televisão americano que visitou os destroços do Titanic no mesmo submersível no ano passado, disse que os cinco passageiros a bordo submarino desaparecido estavam cientes dos perigos de uma expedição como essa.

"Você assina um documento antes de embarcar, e na primeira página a morte é mencionada três vezes", contou, ao lembrar que, na imersão em águas tão profundas, "a bússola parou de funcionar imediatamente e começou a girar", fazendo com que eles tivessem que se mover às cegas na escuridão do oceano para buscar o transatlântico afundado em sua viagem inaugural entre a cidade inglesa de Southampton e Nova York em 1912.

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Tags

Autor