ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO DESAPARECIDO: como é uma implosão de um submarino? O que acontece quando um submarino implode? Veja detalhes
O submarino estadunidense "Titan", da OceanGate Inc., parou de emitir alertas de comunicação duas horas após a ida, no último domingo (18); veja as últimas notícias e entenda o que é implosão
Nesta sexta-feira (23), o mundo segue à espera de atualizações da Guarda Costeira dos Estados Unidos quanto ao caso do Titan, submarino da OceanGate Inc., que parou de emitir alertas de localização desde o último domingo (18), início de sua excursão.
Ao longo de toda a semana, o submarino esteve desaparecido e as autoridades estadunidense seguiram em trabalhos de busca pelo submersível, imerso a cerca de 3.800 metros de profundidade do Oceano Atlântico Norte, com cinco homens à bordo.
Veja, nesta matéria:
- Submarino desaparecido;
- O Submarino foi encontrado?;
- Como acontece a implosão de um submarino?;
- Como é a implosão de um submarino?;
- Por que um submarino implode?;
- Submarino desaparecido últimas notícias.
SUBMARINO DESAPARECIDO
O Titan é um projeto de excursão da OceanGate Inc., empresa fornecedora de submersíveis tripulados, com 6,5 metros de comprimento e uma única vista direta para o oceano, com o propósito de revisitar os destroços do Titanic, naufragado em 1912, no Oceano Atlântico Norte.
De acordo com informações da AFP, o Titan foi projetado para suportar a extrema pressão da água na profundidade do Titanic e já havia realizado mergulhos anteriores aos destroços do navio.
Duas horas após a entrada do Titan, a OceanGate parou de receber alertas de localização programados para o rastreamento do submarino e, desde então, não houve qualquer sinal oficial de comunicação entre o submarino e a empresa.
Em meio às buscas, ruídos aquáticos com intervalos de 30 minutos foram captados pelas equipes de busca. A Guarda Costeira dos EUA interpretou como possíveis alertas de socorro tanto, nada é oficial.
O SUBMARINO FOI ENCONTRADO?pela .
Na tarde de ontem, quinta-feira (22), a Guarda Costeira afirmou, por meio de comunicado oficial, que destroços foram encontrados no entorno da área de busca, posteriormente identificados como partes do Titan.
A equipe afirmou, ainda, que os destroços do submarino sugerem uma "perda catastrófica de pressão" e que "a violência da implosão torna muito difícil determinar a sequência dos fatos":
Assim que foi determinado, nós notificamos imediatamente as famílias. Em nome da Guarda-Costeira dos Estados Unidos e de todo o seu comando, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias.
John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA.
COMO ACONTECE A IMPLOSÃO DE UM SUBMARINO?
Após os pronunciamentos oficiais da Guarda Costeira, concluiu-se que, independente da disponibilidade do oxigênio, que tinha uma durabilidade de 96 horas e acabou às 6h de ontem, os cinco tripulantes foram vítimas do fator "implosão", quando a pressão interna de uma área provoca consequências fatais ao organismo.
Na presente situação, a implosão acontece da seguinte forma: a profundidade da água exerce uma pressão quase 400 vezes mais alta que a pressão exercida na superfície marinha, de acordo com a revista Scientific American, de forma que o submarino "colapsaria sobre si mesmo em milissegundos".
Em casos de implosão, a morte dos ocupantes do espaço é instantânea.
Assim que foi determinado, nós notificamos imediatamente as famílias. Em nome da Guarda-Costeira dos Estados Unidos e de todo o seu comando, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias.
John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA.