SUBMARINO DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO? Veja últimas notícias da IMPLOSÃO DO SUBMARINO a caminho do TITANIC
O submarino Titan implodiu a caminho dos destroços do Titanic, e todos os cinco tripulantes morreram
Com informações da AFP e Estadão Conteúdo
A implosão do submarino Titan, bem como a morte dos cinco tripulantes, foi confirmada nesta quinta-feira (22).
A implosão é uma explosão interna. O processo acontece quando os objetos são destruídos ao colapsar (ou serem espremidos) sobre si mesmos.
"Assim que foi determinado, nós notificamos imediatamente as famílias", afirmou o contra-almirante John Mauger à imprensa em Boston.
"Em nome da Guarda-costeira dos Estados Unidos e de todo o seu comando, ofereço minhas mais profundas condolência às famílias", completou.
O SUBMARINO TITAN FOI ENCONTRADO?
A Guarda Costeira dos EUA declarou que foram encontrados destroços na área de buscas pelo Titan, nome do veículo.
A descoberta foi feita com o uso de uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic, que naufragou em 1912. O grupo realizou uma viagem de 3,8 km de profundidade para ver o local onde a embarcação havia afundado.
OUTRO CASO DE IMPLOSÃO DE SUBMARINO
A implosão do Titan gerou curiosidade acerca do caso do submarino argentino ARA San Juan, encontrado um ano após ter desaparecido, no Atlântico Sul, com 44 pessoas a bordo.
Em 15 de novembro de 2017, aconteceu o último contato com o submarino argentino, quando este navegava no Golfo de San Jorge a 450 km da costa.
O San Juan voltava de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e navegava em direção ao Mar del Plata
A embarcação argentina implodiu, mas manteve sua estrutura. É estimado que a implosão tenha ocorrido duas horas após o último contato do submarino.
O que aconteceu com o submarino Titan?
Segundo autoridades, o submarino Titan perdeu contato com a superfície cerca de duas horas depois de sua imersão.
"Os destroços são consistentes com uma perda de pressão catastrófica da câmara" do Titan informou John Mauger.
Na manhã desta quinta, um ROV (sigla em inglês para veículo por controle remoto), encontrou a cauda em forma de cone do submersível no leito marinho, a menos de meio quilômetro do Titanic, explicou Mauger durante coletiva de imprensa.
O submarino Titan, da OceanGate Expeditions, já havia realizado duas expedições até os destroços do navio Titanic.
A expedição do último domingo foi a terceira promovida pela OceanGate até os restos do famoso navio.
O casco do Titanic está localizado a cerca de 4 mil metros de profundidade, apesar de o local do naufrágio não ser muito distante da costa do Canadá.
Em 2021, aconteceu a primeira expedição da OceanGate ao local. A segunda ocorreu em 2022, quando o Titan chegou a perder contato com a base antes de concluir sua jornada.
COMO ERA O SUBMARINO TITAN?
O Titan era um submersível, embarcação que não opera de forma autônoma e necessita do controle de uma plataforma de apoio para funcionar.
Durante o passeio, o Titan contava com uma base que controla a ida e volta e evita turbulências na superfície, o que pode atrapalhar a operação.
O submarino tinha três telas, apenas um botão, um banheiro improvisado e uma única vista direta para o oceano. O veículo era pilotado por meio de uma manete que parece um controle de videogame.
De acordo com a OceanGate, o Titan era o único submersível do mundo capaz de levar até cinco pessoas a profundidades de 4 mil metros.
QUEM SÃO AS PESSOAS DESAPARECIDAS NO SUBMARINO?
Cinco pessoas estavam a bordo do submarino Titan.
- Um dos passageiros foi identificado como o empresário britânico Hamish Harding, cuja empresa de aviação havia publicado nas redes sociais sobre sua expedição à área onde naufragou o Titanic.
- Harding, um aviador de 58 anos, turista espacial e presidente da associação Action Aviation;
- O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood também estão a bordo da embarcação.
- O francês Paul-Henri Nargeolet, mergulhador veterano e especialista nos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, responsável pelos mergulhos turísticos, também encontram-se dentro do submarino.