Donald Trump foi indiciado, nesta terça-feira (1º), por seus esforços para reverter os resultados da eleição presidencial de 2020 - a ameaça legal mais séria até agora ao ex-presidente, que busca retornar à Casa Branca.
Trump enfrenta três acusações de conspiração e uma acusação de obstrução na denúncia de 45 páginas apresentada pelo procurador especial Jack Smith.
QUAL A SITUAÇÃO DE TRUMP PARA AS ELEIÇÕES DE 2024
Trump, o principal candidato à indicação republicana para as eleições presidenciais de 2024, é acusado de conspiração para fraudar os Estados Unidos e conspiração para obstruir um procedimento oficial: a sessão conjunta do Congresso de 6 de janeiro de 2021, realizada para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden.
"O objetivo da conspiração era reverter os resultados legítimos das eleições presidenciais de 2020, usando alegações sabidamente falsas de fraude eleitoral", diz a denúncia.
Antes de ser indicado, Trump recorreu às redes sociais: "Soube que o enlouquecido Jack Smith, de forma a interferir nas eleições presidenciais de 2024, apresentará um novo Indiciamento Falso de seu presidente favorito, eu, às 17h00 [18h00 em Brasília]", escreveu Trump em sua rede Truth Social.
DENÚNCIAS CONTRA DONALD TRUMP
Smith já apresentou acusações contra Trump por manipulação de documentos secretos do governo e tem investigado os esforços do ex-presidente para anular os resultados das eleições de novembro de 2020.
Há duas semanas, Trump afirmou que recebeu uma carta dos promotores sugerindo que ele provavelmente será acusado criminalmente pelo ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, realizado por apoiadores de Trump.
"Por que eles não fizeram isso há 2,5 anos atrás?", questionou Trump nesta terça-feira. "Por que esperaram tanto tempo? Porque eles queriam fazer isso bem no meio da minha campanha. Litigância de Má-fé", disparou.