APOIO DO BRASIL

Presidente da Guiana diz ter apoio de Lula

Governo guianense trabalha em conjunto com o Departamento de Estado dos EUA e também recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU contra a "reivindicação ilegal" da Venezuela pelo controle do Essequibo

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 07/12/2023 às 22:56 | Atualizado em 07/12/2023 às 22:58
Notícia
X

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, disse ter recebido apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa com a Venezuela sobre o Essequibo. A declaração foi feita em uma entrevista à CNN na quarta-feira à noite. "Lula me deu garantias de que o Brasil apoia fortemente a Guiana", afirmou.

Irfaan Ali afirmou que o governo guianense trabalha em conjunto com o Departamento de Estado dos EUA. "Deixamos bem claro aos investidores e a todos os guianenses que Essequibo pertence à Guiana. Em 1899, as fronteiras foram resolvidas. A Venezuela participou da determinação da fronteira", disse Ali à CNN.

O presidente da Guiana afirmou também que recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU contra a "reivindicação ilegal" da Venezuela pelo controle do Essequibo. Ele lembrou que o território reivindicado pelo país vizinho corresponde a dois terços da área da Guiana e criticou a posição do regime chavista como "uma ameaça direta à integridade territorial, à soberania e à independência da Guiana".

Garantias

O presidente da Guiana garante que tem tratado do tema em órgãos multilaterais, como a Comunidade do Caribe (Caricom), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Commonwealth, comunidade dos países britânicos, bem como com "muitos parceiros bilaterais", entre eles EUA, Brasil, Reino Unido e França.

Tags

Autor