CONFLITO

Avião com 48 repatriados de Gaza decola do Egito rumo ao Brasil

Previsão de chegada da aeronave, na Base Aérea de Brasília (BABR), é às 3h20 (horário local) desta segunda-feira (11)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/12/2023 às 14:25 | Atualizado em 10/12/2023 às 19:22
Notícia
X

A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, realiza mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio.

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (horário local) deste domingo (10). Foi feito o embarque de 48 repatriados com destino ao Brasil.

A previsão de chegada da aeronave, na Base Aérea de Brasília (BABR), é às 4h15 (horário local) desta segunda-feira (11).

O grupo conta com 27 crianças e adolescentes: 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, agora são 1.525 passageiros e 53 animais domésticos repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira, com três tipos de aeronave.

Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em mais de 330 horas de voo sobre 16 países.

Assim que cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito pelo portão de Rafah, no sábado, o grupo foi recepcionado pela equipe da embaixada brasileira no Egito, embarcado em vans locadas pelo Governo Federal e fez um trajeto de cerca de seis horas de viagem até a cidade do Cairo. Lá, descansaram, foram alimentados e avaliados por profissionais da área de saúde antes do deslocamento neste domingo para o aeroporto.

ADAPTAÇÃO

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos.

Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo.

Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira 47. Hoje, uma jovem de 22 anos, que havia cruzado a fronteira dias antes com o marido canadense, se juntou aos resgatados que virão ao Brasil. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

"Agradeço ao governo do Brasil pelos esforços. Sinceramente, o que a embaixada forneceu não é fornecido por nenhuma no mundo. Que Deus os abençoe e obrigado”, afirmou Marwan Abusaada. A esposa dele e duas filhas estão na lista dos evacuados de Gaza neste voo, incluindo a jovem de 22 anos. Ele e outro filho mais velho, de 24 anos, foram vetados pelas autoridades israelenses e aguardam nova chance em Rafah.

Tags

Autor