TERRORISMO

Ataque do Estado Islâmico mata ao menos 90 e deixa mais de 100 feridos em Moscou

Grupo terrorista lançou explosivos e atirou contra pessoas em uma casa de concertos na capital russa

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 23/03/2024 às 8:45 | Atualizado em 23/03/2024 às 8:52
Notícia
X

O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque que deixou pelo menos 90 pessoas mortas e mais de 100 feridas em um centro de concertos na região de Moscou, nesta sexta-feira (22), de acordo com a mídia estatal russa.

O ataque ocorreu em uma casa de shows da capital da Rússia, momentos antes do início de um show, quando três homens armados invadiram o local e lançaram explosivos contra o público.

Mais de 100 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros em meio ao caos e pânico causados pelos tiros e pelo incêndio.

Ataque terrorista do Estado Islâmico na Rússia

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia classificou o ataque como um ato terrorista e pediu a condenação do mundo todo.

Pouco depois, o Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, que apresentou características semelhantes a outros ataques do grupo, como o ataque em Paris, onde homens armados invadiram o Bataclã e detonaram explosivos.

A Casa Branca, nos Estados Unidos, também se pronunciou sobre o ataque, descrevendo as imagens como horríveis e aguardando mais informações sobre os responsáveis pelo ataque.

A TV estatal russa informou que os homens armados conseguiram fugir do local, mas ainda há informações desencontradas sobre o número de feridos e pessoas encaminhadas para hospitais da região.

Relação entre Estado Islâmico e Rússia

A relação entre o Estado Islâmico e a Rússia é antiga. O Estado Islâmico possui uma vertente chamada Jasan, com base no Afeganistão.

A Rússia, anteriormente a União Soviética, ocupou o Afeganistão por 10 anos, o que deu origem à Al-Qaeda, apoiada pelos Estados Unidos.

Além disso, há registros de envolvimento da FSB, o serviço secreto russo, em atentados com objetivos políticos.

Exemplos disso são a explosão de prédios residenciais em 1999 e o ataque ao teatro de Moscou em 2002, onde as forças da FSB foram apontadas como responsáveis pelas mortes.

 

 

Tags

Autor