CONFLITO

Israel pede evacuação do leste de Rafah, em sinal de invasão por terra; Hamas responde

O anúncio ocorre em meio a frágeis negociações de cessar-fogo e antes de uma ofensiva terrestre altamente antecipada que Israel promete realizar há meses

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 06/05/2024 às 12:40
Notícia

As forças de Israel pediram nesta segunda-feira, 6, que os palestinos evacuem o leste de Rafah, o que sinaliza a iminência da invasão terrestre da cidade do sul da Faixa de Gaza. Mais de 1 milhão de pessoas se refugiaram da guerra no local.

Os palestinos foram instruídos a se dirigir para Muwasi, uma área humanitária declarada por Israel. O exército israelense informou ter ampliado a infraestrutura de assistência no local, com a montagem de hospitais de campanha e tendas para os refugiados.

O anúncio ocorre em meio a frágeis negociações de cessar-fogo e antes de uma ofensiva terrestre altamente antecipada que Israel promete realizar há meses para eliminar os militantes restantes do Hamas.

No domingo, 5, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que o Hamas não levava a sério o acordo de trégua e alertou sobre "uma operação poderosa num futuro muito próximo em Rafah". Fonte: Associated Press.

HAMAS RESPONDE

O Hamas alertou Israel que qualquer operação militar na cidade de Rafah "não será um piquenique". Em uma declaração, o Hamas afirmou que os grupos militantes palestinos, liderados pela ala militar do grupo, as Brigadas Qassam, "estão prontos para defender nosso povo e derrotar o inimigo".

A declaração foi o primeiro comentário oficial desde que o exército israelense ordenou que dezenas de milhares de palestinos em Rafah começassem a evacuar, sinalizando que uma invasão terrestre há muito prometida poderia ser iminente.

O Hamas pediu que a comunidade internacional aja rapidamente "para impedir o crime que está ameaçando a vida de centenas de milhares de civis".

Também pediu às agências internacionais, incluindo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados palestinos, que permaneçam em Rafah e apoiem a população local.

Fonte: Associated Press

Tags

Autor