Eleições 2024

Eleições na França: que horas sai o resultado hoje (30)? Veja previsão

A votação acontece neste domingo (30) para escolher o partido que irá ocupar os 577 assentos do parlamento francês; maioria precisa somar 289

Publicado em 30/06/2024 às 8:59 | Atualizado em 30/06/2024 às 18:53
Notícia

Em meio ao avanço da extrema-direita e ao desgaste do governo francês de Emmanuel Macron, o então presidente resolveu dissolver o parlamento do país e convocar novas Eleições legislativas. O primeiro turno da votação acontece neste domingo (30).

Em um rápido contexto, Macron havia sido derrotado por Marine Le Pen - representande da extrema-direita - nas eleições europeias e considerou o resultado como desastroso, uma espécie de alerta para a França.

Até às 15h00 (horário de Brasília), os residentes do país poderão votar nas eleições para a Câmara da segunda maior economia da União Europeia. O segundo turno está marcado para o dia 7 de julho.

A situação acontece a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos, sediados no país da Torre Eiffel, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto.

Contudo, Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, não considera a situação preocupante.

As eleições não vão perturbar os jogos. [...] A França está habituada a realizar eleições e vão celebrá-las novamente. Haverá um novo governo e um novo parlamento, e todos apoiarão aos jogos", declarou Bach

Eleições França 2024

No dia 12 deste mês, Macron solicitou o apoio de partidos rivais para formar uma espécie de aliança democrática e enfrentar o partido conservador National Rally, em tradução para Reunião Nacional (RN).

Contudo, o pedido não foi 100% atendido: o partido Os Republicanos, de Eric Ciotti, decidiu apelar para uma aliança eleitoral com os candidatos do Rally.

O RN é liderado por Jordan Bardella, de apenas 28 anos, e luta para obter a maioria parlamentar, em uma disputa principal com a chapa centro-esquerda de Macron.

Em um cenário de vitória do partido de extrema-direita, o atual presidente ainda permanece no cargo por mais três anos como o encarregado da defesa e da política externa. No entanto, perderá a gestão de política econômica, segurança, imigração e finanças.

Resultado Eleições França 2024

As últimas pesquisas do país revelam uma guinada para a extrema-direita nas Eleições. O partido RN chegou, inclusive, a defender a expulsão de estrangeiros do país em um momento anterior.

Para obter uma maioria absoluta, o partido precisa ocupar 289 dentre os 577 assentos.

Atualmente, o partido de Macron, centrista, tem 250 cadeiras. Os conservadores ocupam apenas 88. Entretanto, pesquisas apontam que a extrema-direita poderá ocupar entre 225 e 265 lugares.

Hoje (30), a votação acontece das 08h00 (03h00 de Brasília) às 20h00 (15h00 de Brasília). 

Projeções indicam que a extrema direita saiu vencedora do primeiro turno: o RN somou 34% dos votos e a NFP, 29,1%. O grupo de Macron teve 22% dos votos.

Os resultados oficiais são aguardados para a segunda-feira, 1º de julho.

Os partidos que somarem mais de 12,5% dos votos poderão concorrer ao segundo turno no próximo domingo.

Emmanuel Macron

Macron venceu a reeleição em 2022, contra Marine Le Pen. Mas pesquisa atuais apontam uma "vitória" dos conservadores e, consequentemente, a possível existência de "coabitação'', quando o presidente e o primeiro-ministro são de ideologias diferentes.

Para votar, os franceses podem escolher entre:

  • A aliança de extrema direita, com liderança do RN;
  • Nova Frente Popular (NFP);
  • Coligação esquerdista (centro) - Macron.

Tags

Autor