Pesquisa aponta Michelle Obama como Democrata capaz de vencer Trump

Cenário hipotético da disputa leva em consideração a possível desistência de Joe Biden, que passou a ser pressionado após desempenho ruim em debate

Publicado em 03/07/2024 às 18:35

Pesquisa Ipsos, encomendada pela agência de notícias Reuters, aponta que no cenário eleitoral dos Estados Unidos, em disputa com Donald Trump, apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama venceria o republicano. O levantamento aponta um cenário ainda mais adverso para a candidatura do atual presidente Joe Biden, que tem seu nome posto em questão desde o último debate, quando demonstrou fragilidade no embate com Trump.

Segundo a pesquisa, Michelle Obama aparece com 11 pontos de vantagem sobre Trump. Em cenários hipotéticos com candidatos democratas além de Biden, a ex-primeira-dama tem 50% das intenções de voto e é a única capaz de derrotar Trump, que surge com 39%. 

Já o atual presidente está empatado com seu antecessor. Segundo a pesquisa Ipsos/Reuters, tanto Joe Biden quanto Trump aparecem com 40% cada. 

Apesar dos números, Michelle já havia admitido publicamente que não se colocaria à disposição para a disputa na Casa Branca. Com a divulgação da pesquisa, a diretora de comunicação de Michelle, Crystal Carson, voltou a confirmar à NBC News que "ela (Michelle) não vai concorrer à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha à reeleição".

NÚMEROS DE KAMALA HARRIS

Assim como Biden, Harris aparece num empate técnico contra Trump, segundo os dados do levantamento. A atual vice-presidente Harris tem 42% dos votos, contra 43% de Trump.

Filha de pai jamaicano e mãe indiana, Harris, de 59 anos, é uma pioneira.Ela foi a primeira pessoa negra e a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora-geral da Califórnia, e em seguida se tornou a primeira senadora dos Estados Unidos com ascendência sul-asiática. Agora, ela é a primeira mulher e primeira pessoa negra vice-presidente dos EUA.

 

Tags

Autor