Mercosul: enquanto região for desigual, estabilidade seguirá ameaçada, diz Lula

De acordo com Lula, que participa da reunião do Mercosul, a região terá estabilidade política ameaçada enquanto for uma das mais desiguais do mundo

Publicado em 08/07/2024 às 14:12 | Atualizado em 08/07/2024 às 14:13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 8, em reunião do Mercosul, que a democracia prevaleceu na Bolívia por causa das ações do governo local, do povo boliviano e da comunidade internacional. O país passou por um princípio de levante militar no mês passado. Lula também disse que "falsos democratas" tentam "solapar as instituições".

De acordo com o presidente brasileiro, a região terá estabilidade política ameaçada enquanto for uma das mais desiguais do mundo. Ele também afirmou que experiências "ultraliberais" aumentaram a desigualdade na América Latina. De acordo com ele, bons economistas sabem que o livre mercado não é uma "panaceia", e que o Estado tem seu papel na dinâmica econômica.

Moeda local

O presidente Lula também disse que "aprimorar o Sistema de Pagamentos em Moeda Local será importante tarefa da próxima presidência pro tempore do bloco". A declaração foi dada em reunião com os demais líderes do Mercosul, em Assunção (Paraguai),

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

"Maior harmonização nos procedimentos adotados pelos nossos bancos centrais para esse tipo de operação reduzirá custos e beneficiará sobretudo pequenas e médias empresas do nosso continente", disse o petista em seu discurso.

Lula disse que não há contradição entre participar da economia global e cooperar entre vizinhos.

 


Tags

Autor