Donald Trump é eleito pela segunda vez presidente dos Estados Unidos
O republicano Donald Trump conseguiu os 277 votos no Colégio Eleitoral, enquanto a democrata Kamala Harris somou 224 delegados
Após quatro anos Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos e voltará a Casa Branca para ser o 47° presidente dos EUA. A definição aconteceu por volta das 7h30, horário de Brasília.
O republicano Donald Trump conseguiu os 277 votos no Colégio Eleitoral, enquanto a democrata Kamala Harris somou 224 delegados.
Na Câmara e no Senado, Trump conseguiu maioria, obtendo 198 representantes e 52, respectivamente.
Confira os estados que Trump levou
- Texas
- Flórida
- Pensilvânia
- Ohio
- Carolina do Norte
- Geórgia
- Tennessee
- Indiana
- Missouri
- Alabama
- Carolina do Sul
- Louisiana
- Kentucky
- Oklahoma
- Mississipi
- Arkansas
- Iowa
- Kansas
- Utah
- Virgínia Ocidental
- Montana
- Idaho
- Dakota do Norte
- Dakota do Sul
- Wyoming
- Nebraska
QUEM É DONALD TRUMP?
Nascido em 1946 no Queens, Nova York, Trump é formado em economia pela Universidade da Pensilvânia em 1968.
Após formado passou a gerir a empresa de imóveis da família, onde iniciou sua carreira no mundo empresarial. Ele ainda expandiu sua área de atuação, e começou a investir em cassinos, hotéis e resorts.
Em 2015 Trump entrou para o mundo da política americana, quando o magnata anunciou sua candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Republicano.
No pleito, Trump venceu a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º presidente do país.
Após ser derrotado nas eleições de 2020 por Joe Biden, o empresário e político se envolveu em diversas polêmicas, como a invasão do Capitólio em janeiro de 2021, tentativa de interferência eleitoral e polêmicas judiciais.
COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO NOS EUA
Nos EUA, a escolha do presidente é feita de maneira indireta. Os eleitores votaram em delegados, que por sua vez, irão eleger o presidente. O número de delegados varia por estado, sendo proporcional à população de cada um.
Por exemplo, estados mais populosos como Califórnia e Texas têm mais delegados dos estados menores, como Vermont ou Wyoming.
Além disso, na maioria dos estados, aplica-se a regra conhecida como “o vencedor leva tudo”. Ou seja, o candidato mais votado pelos cidadãos em um estado leva todos os delegados daquele estado.
O PAPEL DOS SWING STATES NAS ELEIÇÕES
Os sete estados-pêndulos — que incluem estados como Flórida, Pensilvânia e Michigan — concentram 93 dos 538 delegados no total em disputa. Para garantir a vitória, um candidato precisa conquistar pelo menos 270 delegados , ou seja, a maioria simples.
Atualmente, segundo pesquisas, Kamala Harris conta com o apoio de 226 delegados, enquanto Donald Trump tem o apoio de 219, tornando a disputa acirrada.
Como o voto dos swing states pode ser decisivo, a apuração desses locais é acompanhada com atenção, e qualquer atraso na divulgação pode afetar o tempo até que você conheça o vencedor.