Aliada de Trump quer impedir que parlamentar trans use banheiro feminino no Capitólio

Os direitos das pessoas transgênero foram um tema quente na campanha para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorreu em novembro

Publicado em 19/11/2024 às 17:36
Google News

Políticos democratas e defensores dos direitos LGBTQIAP+ nos Estados Unidos expressaram sua indignação, nesta terça-feira (19), após uma parlamentar republicana apresentar uma medida que proibiria a primeira congressista transgênero de utilizar os banheiros femininos do Capitólio.

"Homens biológicos não pertencem aos espaços privados das mulheres. Ponto final", escreveu a republicana Nancy Mace em uma mensagem no X (antigo Twitter), ao apresentar seu projeto de resolução.

O texto tem como alvo a democrata Sarah McBride, que, no início de novembro, se tornou a primeira mulher transgênero eleita para representar os americanos no Congresso.

"É uma crueldade sem fim", criticou a congressista Becca Balint, que afirmou se tratar de uma iniciativa "cheia de ódio".

"A resolução de Nancy Mace é uma medida patética que busca atrair a atenção de Trump e da mídia", acrescentou Mark Pocan, chefe da comissão sobre Igualdade no Congresso.

"E as pessoas transgênero estão pagando o preço", criticou.

 

Em uma entrevista nesta terça-feira, o líder republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, afirmou que esta é "uma questão que o Congresso nunca teve que abordar antes" e que ele fará isso "de forma cuidadosa, com consenso entre os membros".

Os direitos das pessoas transgênero foram um tema quente na campanha para as eleições de novembro, nas quais o ex-presidente Donald Trump recuperou a Casa Branca e os republicanos assumiram o controle de ambas as câmaras do Congresso.

A própria McBride escreveu no X que a manobra era "uma tentativa descarada por parte dos extremistas de direita de desviar a atenção do fato de que não têm soluções reais para os problemas dos americanos".

Embora seja reconhecida como pioneira por ser a primeira pessoa trans a chegar ao Congresso, McBride afirmou que suas prioridades como legisladora serão, principalmente, custo das creches, moradia, saúde pública e direito ao aborto.

Tags

Autor