Trump recebe condenação simbólica em caso Stormy Daniels fraude contábil

Entenda a condenação simbólica de Donald Trump por fraude contábil no caso envolvendo a ex-atriz pornô e os impactos na política americana

Publicado em 10/01/2025 às 14:38
Google News

Com informações da AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado nesta sexta-feira (10), no caso da ex-atriz pornô Stormy Daniels, em uma decisão histórica, mas simbólica, que faz do presidente eleito o primeiro criminoso condenado a chegar à Casa Branca.

Donald Trump, que tomará posse no dia 20 de janeiro, classificou, seu processo criminal como uma "vergonha para o sistema" antes de sua sentença por ocultar pagamentos em dinheiro a uma estrela pornô no caso "Stormy Daniels".

Segundo Trump, o julgamento foi feito "para prejudicar minha reputação para que eu perdesse a eleição e, obviamente, isso não funcionou", disse o magnata por videoconferência da Flórida, antes de enfatizar que "é uma vergonha para o sistema".

O juiz do Tribunal do Distrito de Manhattan, Juan Merchan disse em uma audiência à qual Trump assistiu virtualmente que "Este tribunal determinou que a única sentença legal que permite a entrada de uma condenação sem invadir o cargo mais alto da terra é uma liberdade incondicional".

Essa condenação incomum mantém a culpa, mas não acarreta pena de prisão, multa ou liberdade condicional.

O presidente eleito ainda falou em publicação que os republicanos perderam mais uma vez uma “patética caça as bruxas”.

Caso Stormy Daniels

 O Presidente eleito dos Estados Unidos foi condenado em 2024 por fraude contábil por ocultar um pagamento de US$ 130 mil para a ex-atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, para comprar seu silêncio.

Conforme a acusação, o objetivo do pagamento era evitar que a relação que o empresário e Daniels tiveram em 2006, se tornasse conhecida.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Tags

Autor