Venezuela: Brasil confirma embaixadora na posse de Maduro
A Venezuela deverá empossar o chefe de Estado [Nicolás Maduro] nesta sexta-feira (10) – mas uma crise toma conta do país
*Com informações da CNN Brasil
O governo brasileiro confirmou a presença da embaixadora em Caracas, Glivânia Oliveira, na posse de Nicolás Maduro nesta sexta-feira (10). A informação foi pela CNN por fontes do Palácio do Planalto.
Desde ontem, o Itamaraty analisa o cenário do país vizinho após notícias veiculadas pela oposição de que a líder María Corina Machado havia sido presa. O regime de Maduro nega a prisão.
Posse
A Venezuela deverá empossar o chefe de Estado [Nicolás Maduro] nesta sexta-feira (10) – mas uma crise toma conta do país, por não reconhecer a vitória de Maduro.
O atual presidente Nicolás Maduro deve participar de uma cerimônia de tomada de posse para iniciar o seu terceiro mandato no poder, apesar de muitos países em todo o mundo contestarem a reivindicação dele ter vencido as eleições presidenciais de julho do ano passado.
Maduro e Edmundo González, o candidato da oposição, reivindicaram vitória nas eleições presidenciais realizadas em 28 de julho. Já o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, um órgão apoiado pelo chavismo, declarou formalmente Maduro o vencedor.
A oposição contestou e divulgou resultados recolhidos em todo o país, dizendo que provavam que González venceu por uma vitória esmagadora.
Oposição
A cerimônia de posse presidencial está marcada para hoje (10) no Parlamento controlado pelo chavismo. González, que pediu asilo na Espanha em 8 de setembro após ser alvo de um mandado de prisão, declarou que deseja voltar à Venezuela para assumir o poder.
"Vamos nos ver muito em breve em Caracas, em liberdade", prometeu González em um evento na República Dominicana, última parada de um giro que anteriormente o levou à Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Panamá.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />