OPINIÃO

Instituições desmoronam uma depois da outra se cada uma delas não for defendida

Artigo de Valdecir Pascoal, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

VALDECIR PASCOAL
Cadastrado por
VALDECIR PASCOAL
Publicado em 06/03/2022 às 6:00 | Atualizado em 06/03/2022 às 14:00
DIVULGAÇÃO
Valdecir Pascoal, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O momento impõe a defesa das Instituições, âncoras do Estado Democrático de Direito. A erosão dos regimes democráticos mundo afora e a instabilidade geopolítica simbolizada pela invasão russa na Ucrânia, em pleno século 21, aumentam o eco das sirenes que nos alertam para este novo ciclo de involução civilizatória.

As Instituições são organizações ou mecanismos de ordem social que regulam o comportamento das pessoas de uma determinada comunidade. Abrangem desde os poderes e órgãos públicos, passando por sindicatos, igrejas, associações e partidos, e até mesmo por estruturas singulares, como a família.

Aqui, o nosso objeto de reflexão é o primeiro grupo (as instituições públicas), sobretudo os TRIBUNAIS DE CONTAS, órgãos de controle externo criados pela Constituição para examinar a correta aplicação dos recursos públicos.

Para se ter uma ideia da relevância desses órgãos, basta ver que a maioria dos temas do debate público – transparência, orçamento, políticas públicas, responsabilidade fiscal, corrupção, democracia… – estão ligados às suas competências.

No entanto, pesquisa IBOPE de 2016 revelou que apenas 17% dos brasileiros os conhecem. O alto índice dos que ignoram ou não compreendem o papel desses entes provoca, amiúde, críticas sem profundidade, mas também a ausência delas, quando caberiam.

Ao longo deste desafiador 2022, priorizarei, aqui, reflexões sobre a instituição Tribunal de Contas: origem e propósitos; a relação com os três poderes, a gestão e a sociedade; o alcance e os limites da fiscalização; o processo de controle externo; os mecanismos de prevenção, de orientação e de responsabilização; os avanços e o que ainda deve ser aprimorado.

A inspiração para a série “Conhecendo os Tribunais de Contas” (em que buscarei escapar do viés corporativo) vem do historiador de Yale, Timothy Snyder. Em “Sobre a Tirania: vinte lições do século XX para o presente” (2017), ele conclama: – São as instituições que nos ajudam a preservar a decência.

Elas não se protegem sozinhas. Desmoronam uma depois da outra se cada uma delas não for defendida… Perdem vitalidade, passando a fortalecer a nova ordem, em vez de atuarem como um foco de resistência... Por isso, escolha uma instituição que você aprecia – um tribunal, um jornal, uma lei, um sindicato – e aja em seu favor”.

Pode parecer exagero, mas a sirene que soa em Kiev tem o mesmo DNA das que ecoaram no Brexit, no Capitólio, no 7 de setembro…

É sobre civilização. É sobre democracia. É sobre Instituições. É sobre Tribunais de Contas. É sobre o nosso futuro.

Comentários

Últimas notícias