Seis meses de enfrentamento

André Longo
Cadastrado por
André Longo
Publicado em 12/09/2020 às 2:00
Leitura:

Hoje completamos 6 meses da confirmação dos primeiros casos da Covid-19 em nosso Estado. Desde então, temos trabalhado arduamente para salvar vidas, sob o comando do governador Paulo Câmara, que mobilizou toda a estrutura do Governo, inclusive os demais secretários.

A resposta de Pernambuco precisava ser proporcional à maior crise de saúde deste século, e fizemos o maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da nossa história, com a abertura de mais de 2 mil leitos (mais de 900 de UTI).

Além disso, foram mobilizados cerca de 10 mil profissionais de saúde, entre concursados, aprovados em seleções e servidores que foram recrutados para a linha de frente ou para atuar no Programa Atende em Casa. Também ampliamos nossa capacidade de testagem, que agora está disponível para todos que tiveram contato com casos positivos da Covid-19.

Todo esse grande esforço do Governo de Pernambuco se somou às ações de isolamento social que foram progressivamente reforçadas para reduzir a curva de transmissão da doença e que tiveram a adesão decisiva da população pernambucana.

Como resultado destes fatores, colocamos em ação um Plano de Convivência baseado nos indicadores da pandemia em cada região do Estado, e levando em conta o risco sanitário do retorno de cada setor.

Ao longo dos últimos meses, mesmo com a retomada de diversas atividades, os dados continuam em queda, claramente sentida nos números da rede hospitalar.

Hoje, o nosso comportamento será determinante para mantermos a queda dos indicadores e, consequentemente, termos mais vidas salvas e novas medidas de abertura. Todos gostariam de voltar a uma vida normal, mas não existe vida normal quando se tem a circulação de um vírus que causa sofrimento e morte.

Lavar as mãos com frequência, usar a máscara corretamente e cumprir o distanciamento social, evitando aglomerações, é uma questão de compromisso e uma demonstração de cuidado com todos que estão a nossa volta. Para superarmos este momento, precisamos que cada um faça sua parte.

André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco

 

Comentários

Últimas notícias