35 Anos de Solidariedade

FERNANDO J. RIBEIRO LINS
Cadastrado por
FERNANDO J. RIBEIRO LINS
Publicado em 28/11/2020 às 2:00
Leitura:

Com o propósito de criar um sistema de assistência à advocacia brasileira, a OAB Federal propôs, em 1941, um anteprojeto regulamentando a criação de Caixas de Assistência, já que a OAB São Paulo havia criado a sua em 1936.

Sob a égide do governo Vargas foi editado decreto-lei, em 1942, em que se permitiu que as seccionais da OAB instituíssem suas Caixas de Assistências em benefícios dos profissionais nelas inscritos.

Subordinadas inicialmente à estrutura das seccionais da OAB em cada Estado, as Caixas de Assistência passaram a partir de 1996 com a edição de um novo Estatuto da Advocacia a ser dotadas de personalidade jurídica própria. Consolidando o desígnio da sua criação!

Em Pernambuco, o espírito da solidariedade que permeia as Caixas de Assistência dos Advogados surgiu em 1975, quando iniciou-se a discussão para a criação da Caixa pernambucana. O estatuto foi aprovado em 1984, na gestão do presidente da OAB-PE Hélio Mariano e a instalação da CAAPE aconteceu em 1985 na administração do presidente da Seccional Fernando Coelho.

Passadas quase quatro décadas da existência da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco - CAAPE, que teve como primeiro presidente Fernando Araújo, na pessoa de quem presto homenagem aos valorosos ex-dirigentes, a entidade tem sido cada vez mais presente.

Nova sede, auxílio maternidade, previdência complementar, planos de saúde e odontológico, vacinação, estacionamentos, auxílio funeral, convênios com descontos, incentivo aos esportes, e, em tempos de pandemia, auxílio emergencial, cestas básicas, distribuição de máscaras e álcool gel, psicólogos, rede de apoio à mulher advogada vítima de violência doméstica, entre outras ações, atestam o trabalho e a importância da CAAPE. Fortalecendo o braço assistencial da OAB-PE que ampara 40 mil advogadas e advogados pernambucanos.

Fernando J. Ribeiro Lins, presidente da CAAPE.

 

Comentários

Últimas notícias