Cuidar da Primeira Infância

MOZART NEVES RAMOS
Cadastrado por
MOZART NEVES RAMOS
Publicado em 30/11/2020 às 2:00
Leitura:

Concluídas as eleições municipais em todo o Brasil, agora é hora de começar a trabalhar, de tirar do papel o que foi prometido aos eleitores durante a campanha eleitoral. O ano de 2021 não será fácil, em função do legado deixado pela pandemia nos campos econômico e social. Como disse no artigo anterior, neste mesmo jornal, planejamento, foco, colaboração e parcerias são palavras de ordem para uma educação de qualidade.

Que os eleitos não queiram descontinuar aquilo que estava funcionando. Para isso, avaliem os resultados dos projetos e programas com base em evidências, e não com o olhar da política. Afinal, as eleições passaram. Pela sua capilaridade social, a educação é a área que mais sofre com a descontinuidade das políticas públicas em nosso país. Não é mais tempo de falar em "terra arrasada", jargão que muitos eleitos usam para retratar o quadro encontrado na prefeitura. Para mim, isso soa muito mais como a primeira desculpa para não cumprir o que foi prometido.

Acompanhando as eleições municipais pelo Brasil afora, percebi que resolver o problema da falta de vagas em creches foi de longe a principal promessa. Isso é absolutamente compreensível, pois é ainda um grande desafio a ser vencido, não só no campo da educação, do desenvolvimento da criança, mas também pela flexibilidade que traz aos pais nas atividades laborais. Contudo, o que mais me preocupa é: de que creche estamos falando? É preciso oferecer uma creche que seja capaz de desenvolver plenamente a criança, tanto no aspecto cognitivo como no socioemocional. Estamos falando de uma creche com professores preparados e com os insumos necessários que coloquem em prática o binômio cuidar e educar, tão essencial nessa fase do desenvolvimento da criança.

A Primeira Infância, que inclui a creche e a pré-escola, é, como revela a neurociência, a etapa mais importante para o desenvolvimento futuro da criança - é a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. Segundo estudos de James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000, o retorno para a sociedade de cada dólar investido nessa fase da vida é de até 7 dólares. Nenhum outro investimento é tão rentável.

Muitos municípios brasileiros têm usado as parcerias público-privadas (PPP) para ampliar a oferta de vagas em creches. Acho que pode ser uma boa estratégia, especialmente porque um dos maiores problemas que o gestor municipal encontra, seja para construir ou para ampliar creches, é a limitação de espaços físicos. Contudo, é importante estabelecer padrões de qualidade e fazer um trabalho sério de supervisão escolar.

No próximo artigo falarei do desafio da aprendizagem escolar, algo que foi pouco comentado pelos candidatos. Em muitas escolas deste Brasil, os alunos estão longe de aprender o que seria esperado ao longo de toda a Educação Básica.

Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA/USP - Ribeirão Preto.

Comentários

Últimas notícias