ARTIGO

"Socialismo" pernambucano

"O que nem Clemenceau nem Roberto Campos imaginavam era que haveria um 'socialismo' tipicamente pernambucano que tomaria o lugar de seus antecessores 'utópicos' e 'científicos'. Leia a opinião de Flávio Brayner

Flávio Brayner
Cadastrado por
Flávio Brayner
Publicado em 23/02/2021 às 6:02
Pixabay
"Socialismo de Tribunal de Contas" deu muito certo - FOTO: Pixabay
Leitura:

Clemenceau disse certa vez - e o diplomata e economista Roberto Campos gostava de repetir- que "quem não foi socialista aos 20 anos não tem coração, e quem permanece socialista aos 40 não tem juízo". Mas acho que ambos esqueceram de dizer que o socialismo da juventude talvez não seja o mesmo da maturidade (que o uso do verbo "permanecer" sugere). Eu conheci nas minhas leituras dois tipos de socialismo que, aliás, não deram certo: o "utópico" e o "científico". O primeiro era basicamente francês (Cournot, Proudhon, Saint Simon) e achava que o futuro da humanidade dependia de uma reforma dos indivíduos, e viam no Estado um "educador" da consciência moral. O Segundo era alemão (Marx, Engels, Bernstein, Luxemburgo), se pretendia "científico" e achava que havia uma "necessidade histórica" que nos levaria a um futuro radioso, que dependia, estranhamente, de um partido revolucionário ("necessidade" é algo que ocorre em função de "leis" internas!). Nem tivemos reforma moral nem revolução social que produzisse os resultados que o socialismo teórico esperava: o século XX é o resumo do fracasso das ilusões alimentadas por aqueles herdeiros do Iluminismo.

Mas o que nem Clemenceau nem Roberto Campos imaginavam era que haveria um "socialismo" tipicamente pernambucano que tomaria o lugar de seus antecessores "utópicos" e "científicos". Não leitor, não estou falando dos revoltosos de 48, da Praieira (aliás, onde está a placa que indicava o local do Diário Novo, na Rua da Praia?), quando Abreu e Lima (autor de um livro sobre o Socialismo) ou Pedro Ivo tinham na cabeça um liberalismo federalista bem próximo do republicanismo francês também adotado pelos socialistas daquele país, de inspiração mais reformista do que revolucionária: o atual, pernambucaníssimo, é o SOCIALISMO DE TRIBUNAL DE CONTAS (STC)! Este, aliás, deu muito certo! Nele não há mais nenhuma menção ao proletariado revolucionário, à socialização dos meios de produção ou ao fim da mais-valia. Se ao Socialismo (utópico ou científico) faltou realidade histórica efetiva (ou seja, nunca se realizaram de fato), no novo Socialismo pernambucano sobram perguntas: como esconder as CONTAS? Quem pagará as CONTAS? O bisneto se dá CONTA? Ou isso nem CONTA mais? Quando a barra pesar, com quem tu CONTAS? No fundo, o Socialismo pernambucano - que eu tenho em alta CONTA- sempre soube que quem paga a CONTA são os deixados-por-CONTA. O resto é faz-de-CONTA e, pensando bem, nem é da minha CONTA!

-"Garçon, traz a CONTA!"

Flávio Brayner, professor titular da UFPE

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Comentários

Últimas notícias