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Crianças felizes, adultos felizes

"Os dinamarqueses são convictos que crianças felizes e emocionalmente equilibradas tornam-se adultos com esse mesmo perfil". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

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EDUARDO CARVALHO

Publicado em 23/04/2021 às 6:09
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A Dinamarca, país que desde 1932 sedia a Lego, abreviatura das palavras "leg godt" que significam "brincar bem". Lá também é onde se situa a empresa Kompan, maior fornecedora de parques para crianças no planeta. No mundo literário, é conhecida pelo conto de fadas "A pequena sereia", de Hans Christian Andersen. O pequeno país na Escandinávia - norte da Europa é classificado historicamente no World Happiness report como um dos três países mais felizes do mundo. Coleciona também as melhores posições nos indicadores de desenvolvimento humano e bem-estar.

Esses indicadores atraem pesquisadores de muitos países que concluem: "A felicidade é pela forma como os as crianças são criadas". Os dinamarqueses são convictos que crianças felizes e emocionalmente equilibradas tornam-se adultos com esse mesmo perfil. Um círculo educacional virtuoso é consolidado, fundamentado na construção de princípios, valores e habilidades: autoconsciência, resiliência, socialização, autonomia, autoconfiança, adaptabilidade, empatia, respeito, integridade, coragem, humildade.

O processo educacional também estimula o desenvolvimento da mentalidade de crescimento. Assim, há crença que as habilidades de um indivíduo podem ser aperfeiçoadas caso ele se empenhe para isso. Essencialmente, as crianças precisam aprender a ser perseverantes e capazes de se reenquadrar numa situação estressante. A abordagem repudia o uso de linguagem restritiva, a exemplos de: "É tímido", "É desorganizado", "Não tem jeito para artes".

Os pais repetindo essas limitações conscientizam a criança que ela é assim mesmo, conclui o psicólogo dinamarquês, Allan Holmgren. Ele recomenda: "Se a criança tem limitações, os pais precisam encontrar formas de ajudá-la a desenvolver e nunca rotulá-la".

O estilo parental dinamarquês é conceituado como rigoroso: Pais exigentes que estabelecem padrões elevados, mas sabem apoiar os filhos. Procuram ser serenos e criar um ambiente familiar pacífico. O autoritarismo é inadmissível, a exemplo de reação dos pais, "Faça por que eu estou mandando".

Nas escolas dinamarquesas a democracia é incentivada. Permite-se que os alunos criem um código de conduta em conjunto com os professores e coordenador. Esse código não admite que o aluno chegue atrasado na escola nem desrespeite os outros. Dedica-se tempo a pensar e definir procedimentos que previnam a ocorrência de problemas e não pensar apenas em proibições e punições.

Os princípios, habilidades, procedimentos e valores expostos são apenas alguns exemplos de uma educação que constrói um legado que passa de geração a geração, criando adultos felizes.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

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