Opinião

Brava e forte advocacia interiorana merece olhar especial

"Continuamos firmes na luta contra o fechamento das comarcas e para a melhoria do atendimento pelo Judiciário". Leia a opinião de Bruno Baptista

Imagem do autor
Cadastrado por

BRUNO BAPTISTA

Publicado em 26/04/2021 às 7:45
Notícia
X

A marca que procuramos imprimir à nossa gestão à frente da OAB-PE é a da aproximação, especialmente com o(a) jovem advogado(a) e a advocacia interiorana. A brava e forte advocacia interiorana, organizada em 25 subseções espraiadas por todo o Estado, merece este olhar especial.

Trabalhamos – e vamos continuar trabalhando – para dotar as subseccionais de sedes modernas, compatíveis com a dignidade da advocacia da região. Caruaru, a nossa maior subseccional, irá concretizar em breve o sonho de mais de 20 anos com a inauguração da nova sede. A de Garanhuns já está sendo licitada. Mudamos as sedes de Timbaúba, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. A de Goiana irá receber uma reforma para adequá-la aos novos tempos. Sentimos dos colegas de cada região o orgulho de ter a sua casa reformulada, pronta para recebê-los com toda a dignidade.

Para a advocacia interiorana que milita na área previdenciária está se operando uma verdadeira revolução. Além do INSS Digital, convênio que permite a prestação de serviços na esfera administrativa sem sair do seu escritório ou residência, a OAB-PE foi uma das primeiras seccionais do país a instalar um posto avançado de atendimento do INSS dentro da sua sede. E esta iniciativa vem sendo ampliada para as subseccionais, com o início de funcionamento dos postos avançados em Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina. Em breve, as subseccionais de Afogados da Ingazeira, Palmares, Limoeiro e Caruaru também receberão os seus postos. A meta é atingir, até o fi m do ano, todas as 25 subseccionais.

O trabalho foi forte na requalificação das salas da advocacia e parlatórios, instaladas em tribunais, fóruns e presídios. Estes equipamentos que, por um lado, funcionam como um importante ponto de apoio para a advocacia da região e para os que estão de passagem, por outro possuem o caráter simbólico de ser um espaço onde a advocacia possa se sentir acolhida, em casa. O nosso desafio tem sido o de preparar as mais de 100 salas da advocacia e parlatórios que a OAB-PE mantém em todo o Estado para o período pós-pandemia, tornando-as mais modernas, interativas e digitais.

No campo da educação e aperfeiçoamento, após realizar quase um evento presencial por dia durante o ano de 2019, a nossa Escola Superior da Advocacia (ESA) adaptou-se rapidamente ao mundo pandêmico, realizando eventos telepresenciais e híbridos que chegam a todos os quadrantes do estado. A Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) tem levado assistência a toda a advocacia, com vacinação contra H1N1, máscaras, álcool-gel e ampliação dos convênios de descontos para a advocacia no interior.

Continuamos firmes na luta contra o fechamento das comarcas e para a melhoria do atendimento pelo Judiciário. Temos a plena convicção de que é fundamental que toda a advocacia, independentemente de onde exerça este sobre múnus público, merece ter acesso à mesma qualidade na prestação do serviço. E o nosso esforço tem sido diuturno para alcançar este intento, ao lado dos presidentes das subseccionais, diretoria, CAAPE, ESA, Conselho e Comissões.

Bruno Baptista é advogado e presidente da OAB-PE

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor