ARTIGO

São muitos os ciclos que a liderança de uma organização precisa superar no decorrer dos anos

"As competências, habilidades e valores pessoais e profissionais do(s) líder(es) da organização são fatores determinantes para a sua longevidade. Entretanto, é sua a consciência e sabedoria, em definir o momento para liderar um plano de sucessão, objetivando que os ciclos de êxito continuem". Leia a opinião de Eduardo Carvalho

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 11/06/2021 às 6:05 | Atualizado em 15/06/2021 às 1:42
Notícia
X

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de acontecimentos que se repetem regularmente, a exemplo dos ciclos das estações do ano, da água, sexual da mulher. O conceito foi sendo usado em vários contextos e não representando essa regularidade original. Há ciclos: econômicos, tecnológicos, políticos, de vida, conferências, produto, empresa Há ciclos que se deseja que finalize logo: as crises econômicas ou epidêmicas, pandêmicas. Há ciclos evolutivos como os de vida e educacional.

O ciclo de vida de um ser humano, por exemplo, ocorre em etapas: nascimento, infância, adolescência, adulto, maturidade, longevidade e se prolonga até a morte. O legado construído pelo indivíduo depende de um conjunto de fatores. Os animais e os vegetais também têm seus ciclos de vida.

No ciclo educacional, o aprendizado do aluno evolui em várias etapas, da educação infantil ao ensino superior. Podendo ser ampliado para mestrado, doutorado, pós-doutorado e assim o aprendizado continua se renovando e inovando até quando a mente permitir. A vontade de evoluir o aprendizado é livre arbítrio, mas também depende das circunstâncias vivenciadas pelo indivíduo.

Uma organização, como os seres vivos, tem trajetórias semelhantes, vivem em constante mudança. A diferença é que um ser vivo, por mais cuidado que tenha, envelhece e morre, raramente em idade superior aos cem anos. Entretanto, uma organização poderá viver muito além dessa idade, em pleno vigor e crescendo sustentavelmente. São muitos ciclos que a liderança da organização precisa superar no decorrer dos anos: políticos, econômicos, tecnológicos, mercadológicos, entre outros. É comum que esses ciclos se superponham, podendo provocar uma tempestade perfeita para a sobrevivência da organização. As competências, habilidades e valores pessoais e profissionais do(s) líder(es) da organização são fatores determinantes para a sua longevidade. Entretanto, é sua a consciência e sabedoria, em definir o momento para liderar um plano de sucessão, objetivando que os ciclos de êxito continuem.

Uma consultoria externa pode colaborar para o sucesso do plano, compreendendo os ciclos que a organização superou, sem a arrogância da intervenção, quando a organização está em plena maturidade e êxito. No entanto pode ocorrer por interesses pessoais de acionistas e/ou conselheiros ou por má orientação, situações que provoquem a morte antecipada da organização. Da mesma forma que nos animais ou seres humanos que não sejam cuidados ou não se cuidem de forma adequada.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor