ARTIGO

A tecnologia e os trabalhadores

"Uma nova revolução está em curso. Com uma frequência nunca antes vista, novas tecnologias estão sendo agregadas constantemente ao chão de fábrica. Diante desse cenário, o setor produtivo vem demandando profissionais cada vez mais qualificados para atuar dentro dessa lógica". Leia o artigo de Camila Barreto

Imagem do autor
Cadastrado por

Camila Barreto

Publicado em 10/07/2021 às 6:00
Notícia
X

Uma nova revolução está em curso. Com uma frequência nunca antes vista, novas tecnologias estão sendo agregadas constantemente ao chão de fábrica. Diante desse cenário, o setor produtivo vem demandando profissionais cada vez mais qualificados para atuar dentro dessa lógica. E como principal responsável pela formação dos trabalhadores que atuam na indústria pernambucana, o SENAI-PE vem se preparando para entregar profissionais aptos a atuarem na Indústria 4.0.

Além da atualização constante das grades curriculares dos nossos cursos técnicos, estamos iniciando, neste mês de julho, a oferta dos primeiros cursos de formação continuada direcionados para a área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Nesse primeiro momento, os cursos irão abordar ferramentas para a realização de análise de dados, como forma de capacitar os profissionais que já estão atuando na indústria. A ideia é que esses trabalhadores, de diversas áreas, aprendam a compreender os dados que são gerados dentro da fábrica, em busca de uma gestão cada vez mais eficiente.

Em parceria com o Departamento Nacional do SENAI, também estamos trabalhando para modernizar as nossas escolas técnicas. A unidade do Paulista, por exemplo, irá aprimorar o seu SENAI Lab, laboratório de fabricação digital que funciona como um verdadeiro espaço de prototipagem, possibilitando que os alunos coloquem a mão na massa para, literalmente, tirar suas ideias do papel. Impressoras 3D, drones e cortadoras a laser passarão a fazer parte do cotidiano de aprendizagem desses futuros profissionais.

No âmbito do SENAI Digital, projeto nacional que se propõe a acelerar a transformação digital da instituição, também iremos implantar laboratórios para promover a imersão dos alunos nas tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0. Por meio desses equipamentos, eles poderão compreender na prática o que significam conceitos como internet das coisas, big data e cloud computing. Um investimento conjunto de mais de R$ 3 milhões, que irá contribuir de forma efetiva para a disseminação desses conhecimentos.

Os primeiros passos rumo à indústria que queremos ser no futuro estão sendo dados. Ao lado do setor produtivo desde 1943, seguimos com o mesmo propósito de oferecer a mão de obra mais capacitada para construir uma indústria cada vez mais competitiva. O futuro seguirá de mãos dadas com a tecnologia. E o SENAI seguirá de mãos dadas com a indústria.

Camila Barreto, diretora regional do SENAI Pernambuco

 

 *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor