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A missão, a visão e os valores de uma empresa são fundamentais

"Esses três conceitos são princípios essenciais para a motivação da equipe e a trajetória de sucesso". Leia a opinião de Eduardo Carvalho

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EDUARDO CARVALHO

Publicado em 30/07/2021 às 6:07
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No século I a.C., Horácio escreveu as Epístolas e na primeira delas destaca: Sincerum est nisi vas, quodcumque infundis acescit (Se a vasilha não estiver limpa, tudo que se puser dentro azedará). Em síntese: Imundo o recipiente, conteúdo contaminado. A expressão é para as pessoas nos seus vários ambientes, que tenham, por exemplo, atitude na qual a sinceridade se ausenta e o cinismo ganha virulência. Para impedir o apodrecimento dos valores que sustentem uma organização virtuosa, o gestor tem tarefa inadiável: desmascarar as dissimulações e repelir o cinismo e a hipocrisia. Segundo pesquisas, realizadas pela Amana-Key com cerca de quatro mil executivos, líderes" que praticam antivalores geram custos de: desmotivação; desrespeitam os seus liderados; criam burocracia e conflitos; inibem o compartilhamento de ideias, entre outros. Enfim, há uma perda do potencial de talentos da organização, com alto risco para o fracasso se o mal não for cortado pela raiz.

Valores organizacionais são referências de conduta sobre as quais um grupo compreende e realiza as suas atividades. Constituem o amálgama que orienta as atitudes para o propósito de uma organização. A viabilidade de um futuro exitoso e sustentável para uma organização depende do comprometimento dos seus membros com os valores organizacionais. Entretanto, muitas empresas se preocupam com metas quantitativas e financeiras e ignoram os valores. Gary Hamel, autor do livro 'Humanocracy', afirma que a linguagem de muitas empresas exclui a essência humana. A comunicação da alta administração usa apenas palavras de negócios: competividade, lucro, retorno de investimento. Raramente se encontra palavras como justiça, beleza, fidelidade, amor, harmonia, confiança.

A cultura de uma organização surge a partir da identidade que seus líderes determinam para ela. Por isso, a missão, a visão e os valores de uma empresa são fundamentais para definir por que existe, seu propósito e como pretende atingir seus objetivos. Esses três conceitos são princípios essenciais para a motivação da equipe e a trajetória de sucesso. Os valores são essenciais para a disseminação da cultura organizacional. Os princípios e as crenças guiam as decisões transmitindo o sentimento de pertencimento, para que todos se comprometam ao que a empresa valoriza. A comunicação, transparente e coerente, orienta as decisões e as atividades realizadas na empresa, alinha as informações e é fundamental para a internalização dos valores. Enfim, a prática de valores é a raiz de uma organização bem sucedida.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

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