ARTIGO

O esplendor do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira, o IMIP

"Criado em meados de 1960 por um grupo de abnegados profissionais da medicina de Pernambuco, liderado pelo então médico e professor universitário Fernando Figueira, o IMIP desde então vem ocupando um lugar de destaque na área da assistência à saúde". Leia a opinião de Adeildo Nunes

Imagem do autor
Cadastrado por

Adeildo Nunes

Publicado em 05/08/2021 às 6:19
Notícia
X

Criado em meados de 1960 por um grupo de abnegados profissionais da medicina de Pernambuco, liderado pelo então médico e professor universitário Fernando Figueira, o Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP), desde então vem ocupando um lugar de destaque na área da assistência à saúde - principalmente aquela voltada para os necessitados - ora oferecendo serviços de primeira linha às crianças e aos adolescentes, mulheres e idosos, ora realizando exames de qualidade e de precisão, através dos seus qualificados profissionais que compõem o seu Laboratório de Análises Clínicas, de renome nacional, que possui a estrutura física e material por demais comprometida com os ideais da louvável grandeza que alimentam os destinos dessa veia filantrópica.

Dotado de um laboratório especial que realiza cerca de 900 exames mensais, capazes de diagnosticar, cotidianamente, exames na área da urodinâmica, eletroneuromiografia, espirometria, ecocardiografia, eco de estress e transesofágico, um dos poucos do Brasil, o seu Centro de Diagnóstico também realiza exames de ergonometria, broncoscopia, colonoscopia, endoscopia e eletroencefalografia, exaltando a dignidade humana e a assistência à saúde dos que o procuram diariamente. Vale lembrar que o seu serviço de imagem, com assiduidade, dispõe de exames de ressonância magnética e tomógrafos, quase sempre prevenindo uma série de doenças, às vezes graves, que são debeladas pela sua equipe médica. Alguns pacientes também podem desfrutar dos seus serviços de radiologia intervencionista, dotados de equipamentos de última geração, que enobrecem a medicina do Estado e do Brasil.

Na área do ensino, o IMIP tem evoluído com distinção, no que tange à graduação nos cursos de saúde, especialização, residência médica e mestrado, numa demonstração de apreço e de sintonia com os ideais perseguidos pelo médico Fernando Figueira, seu criador, que em suas reflexões diárias sempre imaginou o IMIP como um centro de saúde demasiadamente agregado ao conhecimento humano. Conseguiu o intento. Hoje o IMIP é referência nacional na sua área de atuação, sem contar que a sua trajetória humanitária engradece a todos os pernambucos, de agora e de antigamente.

Uma gestão consubstanciada na sua história evolutiva e primaz, continuadamente seguindo os seus passos humanitários, como sempre ocorreu, no tocante ao seu passado e ao seu presente, é tudo que continuamos a acreditar.

Adeildo Nunes, doutor e mestre em Direito

 

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor