ARTIGO

Mais importante do que o tipo de dieta, é a escolha da qualidade e das fontes de alimentos

"As dietas com baixo teor de carboidratos (< 26%) conhecidas como low carb, tornaram-se uma estratégia popular para redução de peso, todavia, a longo prazo, o seu real benefício para a saúde daqueles que a praticam tem sido controverso". Leia a opinião de Antônio Carlos Sobral Sousa

Imagem do autor
Cadastrado por

ANTÔNIO CARLOS SOBRAL SOUSA

Publicado em 24/08/2021 às 6:07
Notícia
X

Vivemos uma pandemia de obesidade e a alimentação adequada constitui um dos pilares de saúde pública. O consumo regular de carboidratos, oriundos de grãos integrais, vegetais e frutas in natura, além da substituição de gordura saturada por insaturada, tem se associado a um menor risco de doenças cardiovasculares. Na maioria das pessoas, o carboidrato é a principal fonte calórica, fornecendo 50% ou mais de energia diária, com menor participação de gorduras e proteínas. As dietas com baixo teor de carboidratos (< 26%) conhecidas como low carb, tornaram-se uma estratégia popular para redução de peso, todavia, a longo prazo, o seu real benefício para a saúde daqueles que a praticam tem sido controverso.

O que traria mais benefício para a saúde, a quantidade ou a qualidade dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) da dieta? Para responder a este intrigante questionamento, foi conduzido um estudo de coorte prospectivo, envolvendo 37.233 voluntários, com idade média de 49,7 anos, por um período de 15 anos e publicado no prestigiado periódico JAMA Internal Medicine. Por meio de recordatórios alimentares de 24h, as dietas pobres em carboidratos foram pontuadas em saudáveis e não saudáveis, de acordo com as referidas composições. Os autores concluíram que a redução de mortalidade, proporcionada pela dieta low carb, associa-se ao aumento do escore de componentes saudáveis. Portanto, os achados do referido estudo demonstram, claramente, que a saúde é influenciada pela qualidade e não pela quantidade de macronutrientes.

Concluindo, não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Mais importante do que o tipo de dieta a ser seguida, é a escolha da qualidade e das fontes de alimentos.

Antônio Carlos Sobral Sousa, Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor