ARTIGO

O Recife e a primeira infância

"A primeira infância no Recife entrou no último dia 26 de agosto numa nova e promissora etapa. Nesta data, o Prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o início das obras do CRIAR - Centro de Referência em Primeira Infância do Recife, que funcionará no Compaz Miguel Arraes". Leia o artigo de Paulo Roberto Xavier de Moraes

Imagem do autor
Cadastrado por

PAULO ROBERTO XAVIER DE MORAES

Publicado em 02/09/2021 às 6:00
Notícia
X

A primeira infância no Recife entrou no último dia 26 de agosto numa nova e promissora etapa. Nesta data, o Prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o início das obras do CRIAR - Centro de Referência em Primeira Infância do Recife, que funcionará no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá. O espaço interdisciplinar servirá para a formação e produção de conhecimento sobre o assunto e será dirigido à toda cidade e possibilitará aos pequenos o desenvolvimento sensorial, linguístico, cognitivo, emocional pleno, com foco na relevância dos primeiros anos de vida.

Desde o advento da Lei Municipal 18.491/2018, marco legal da primeira infância, o tema alçou relevância na gestão ao atribuir a 11 secretarias ações de políticas públicas para essa faixa etária. Essa prioridade tem arrimo nas evidências científicas que atestam que cuidados, proteção e investimentos nesses anos iniciais repercutem favoravelmente para toda a vida .

O centro será ainda um espaço para o "brincar", direito fundamental da população de 0 a 6 anos, através de um "circuito" de atividades, que, de forma lúdica, permitirá estímulos para o pleno desenvolvimento infantil, nos moldes das que são ofertadas pela iniciativa privada. Desse modo, o centro de referência ganha ainda mais relevância ao consubstanciar o principal eixo desta gestão, que é a redução das desigualdades sociais.

Por meio do Criar cuidadores e profissionais da rede municipal e privada das creches, escolas e abrigos serão capacitados acerca das melhores práticas adotadas para o desenvolvimento integral das crianças pequenas. O espaço abrigará ainda unidade para atendimento individual e um espaço do Mãe Coruja Recife, programa que se ocupada da vida das crianças desde a gestação.

No centro ainda será endereço para a segunda bebêteca da rede municipal de Bibliotecas pela Paz (a primeira funciona no Geraldão) e contará com acervo consistente e atividades que estimularão a leitura e contação de histórias, caminhos para o letramento e para a cidadania.

Paulo Roberto Xavier de Moraes, advogado e Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã da Cidade do Recife.

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor