ARTIGO

Divina Comédia Brasileira

"Os poetas sempre se antecipam e nos revelam o que está por vir. Dante parece falar aos brasileiros, pois estamos condenados a não entrar no paraíso. Somos o país do quase". Leia o artigo de Ermano Melo

Imagem do autor
Cadastrado por

ERMANO MELO

Publicado em 04/09/2021 às 6:07
Notícia
X

O grande poeta romano Virgílo (70 aC- 19 aC) descreve na Eneida a visita de Eneias, o fundador da Itália, ao mundo dos mortos - Hades - para ver seu pai Anquises mais uma vez. Dante (1265 - 1321), em sua Commedia, está em desespero e seu amor Beatrice, já morta, recorre a Virgílo, que conhecia os atalhos, para que este guie o poeta florentino no inferno e purgatório antes da entrada no paraíso.

Virgílio repousava há 1319 anos no primeiro círculo do inferno, o limbo, livre das dores de círculos inferiores, mas sem poder encontrar Deus, afinal era pagão - E vindos antes do cristianismo/ não prestam a Deus devido rito/ E eu mesmo sou um deles neste abismo. Caronte, o barqueiro infernal, se apresenta aos dois para a travessia - Por mim se vai das dores à morada/ ...ao padecer eterno/...à gente condenada - mas não sem antes avisar: Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança.

No fim do purgatório, por não ser batizado, Virgílo entrega Dante à sua amada e retorna ao limbo. Beatrice agora o guiará no Empírio.

Os poetas sempre se antecipam e nos revelam o que está por vir. Dante parece falar aos brasileiros, pois estamos condenados a não entrar no paraíso. Somos o país do quase: quase um EUA ou quase uma Venezuela. Não vamos ao inferno, mas também não entramos no paraíso; sempre desperdiçamos as oportunidades de expiar nossos pecados e, o purgatório, que deveria ser temporário, torna-se eterno. Não nos é permitido nem uma visita, pois não cumprimos os ritos sagrados; nossa vacina principal não serve de batismo para o mundo civilizado, somos pagãos sem salvação.

Quem dera fôssemos como Virgílo, a quem pelo menos o limbo foi permitido, pois tinha as sete virtudes morais: prudência, justiça, fortaleza, temperança, inteligência, ciência e sapiência, faltavam-lhe apenas as teologais para entrar no paraíso: fé, esperança e caridade.

Beatrice ouviu Dante - Da nossa vida, em meio da jornada/Achei-me numa selva tenebrosa/Tendo perdido a verdadeira estrada - mas quem nos ouvirá? Que nos poupem ao menos do pior, do inferno mesmo, e mais especificamente, do oitavo círculo onde habita Vanni Fucci, florentino que desviou dinheiro público e foi enlaçado por serpentes - Abraçam-lhe os do meio rijamente/O ventre; aos braços de cima rendem/Ambas as faces morde-lhe furente.

Ermano Melo, oftalmologista

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor