ARTIGO

Governança ambiental e social

"A sigla ASG (Ambiental, Social e Governança), gerou uma nova agenda de assuntos para o conselho de administração das companhias (cias) e trouxe, também, oportunidades para as empresas de auditoria e de consultoria em dois sentidos". Leia o artigo de Cláudio Sá Leitão e Leonardo Barbosa

Cláudio Sá Leitão Leonardo Barbosa
Cláudio Sá Leitão
Leonardo Barbosa
Publicado em 10/09/2021 às 6:00
Notícia
PIXABAY
"No que se refere ao Pilar Ambiental, o acesso a água, o saneamento básico e a emissão de poluentes são assuntos relevantes que impactam nos negócios" - FOTO: PIXABAY
Leitura:

A sigla em inglês ESG, (Environmental, Social and Governance) ou na versão em português, ASG (Ambiental, Social e Governança), gerou uma nova agenda de assuntos para o conselho de administração das companhias (cias) e trouxe, também, oportunidades para as empresas de auditoria e de consultoria em dois sentidos. A primeira está relacionada com revisão de auditoria nas prestações de contas das cias e a segunda aos surgimentos de auditores e de consultores especializados nas questões ambientais, sociais e de governança. Para isso, as empresas de auditoria estão se reunindo com as associações internacionais reguladores da profissão, para definir os novos padrões a serem adotados para mensurar a sustentabilidade das cias, baseada nos três pilares ESG/ASG, isto é, quais os padrões das métricas padronizadas de ESG/ASG a serem adotados nos trabalhos de uma revisão de auditoria. Além disso, esse acompanhamento periódico das métricas não financeiras traz mais oportunidade de trabalho para os auditores, gerando, como contrapartida para as cias, aumento nas suas receitas e melhora nas margens de lucros. No que se refere ao "Pilar Ambiental", o acesso a água, o saneamento básico e a emissão de poluentes são assuntos relevantes que impactam nos negócios.

Como é o caso da atual crise hídrica que aumentou o consumo de energia proveniente de termelétricas, a fim de atender a demanda nacional, sendo necessário uma maior participação de energia de fontes limpas, a fim de evitar o uso de combustíveis fósseis. Outro aspecto inerente com a questão ambiental está relacionado com a oferta de matéria prima e de insumos, dentro desse novo padrão. Quanto ao "Pilar Social" tem relação com a questão da geração de emprego e o desenvolvimento do bem estar social da comunidade como um todo.

Com relação ao "Pilar Governança", ela é a locomotiva, sendo considerada o carro chefe da sigla ESG/ASG, pois os seus padrões que norteiam as boas práticas (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) identificam os riscos e as oportunidades de negócios, em busca de um maior resultado para as cias. Enfim, no passado, a sigla ESG/ASG era uma agenda, mas atualmente se transformou em realidade e a auditoria tem um papel importante no acompanhamento da adoção das boas práticas ambientais, sociais e de governança, geradoras de modelos sustentáveis de empreendimentos e garantidoras de maior rentabilidade, a caminho do crescimento dos negócios empresariais.

Cláudio Sá Leitão e Leonardo Barbosa, sócios da Sá Leitão Auditores e Consultores.

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Comentários

Últimas notícias