ARTIGO

Os 15 anos da organização Todos pela Educação

"O Todos pela Educação foi fundado no dia seis de setembro de 2006, no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Não foi uma mera coincidência! O Todos acredita que um País só é verdadeiramente independente com Educação de qualidade para todos"

Imagem do autor
Cadastrado por

MENDONÇA FILHO

Publicado em 11/09/2021 às 6:08
Notícia
X

Educação para todos é um consenso. Não conheço ninguém contra. O nosso principal desafio é mobilizar toda a sociedade em torno do tema. O país, no entanto, conta hoje com uma importante mobilização de setores sociedade civil, que reúne ONGs dedicadas às causas da educação. O Todos pela Educação, que fez 15 anos esta semana, é uma dessas organizações e tem dado uma enorme contribuição para o avanço dos resultados da educação básica no Brasil.

Ainda estamos muito distantes do desejável nos indicadores e resultados educacionais. A mobilização das ONGs da Educação no acompanhamento das políticas públicas de educação junto às redes de educação municipais, estaduais e ao MEC; das pautas no legislativo; dos indicadores de desempenho e das parcerias tem feito a diferença no resultado final. Essa integração da sociedade civil é importante para que o país possa ter a educação como elemento verdadeiro de inclusão de social, de equidade e oportunidade para todos.

O Todos pela Educação foi fundado no dia seis de setembro de 2006, no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Não foi uma mera coincidência! O Todos acredita que um País só é verdadeiramente independente com Educação de qualidade para todos. Crença com a qual eu compartilho. A educação é a base e o caminho para qualquer nação alcançar desenvolvimento econômico, inclusão social, justiça e reduzir desigualdades. Nesses 15 anos, o Todos tem sido um grande mobilizador e uma voz firme na defesa da melhoraria da Educação Básica no Brasil.

Ao longo desses anos acompanho sua atuação em diversas frentes e dos dois lados do balcão: como parceiro nas cobranças por políticas públicas e como gestor público, sendo muito cobrado. No MEC, o Todos acompanhou cada política pública que anunciamos. Concordou, criticou muito e contribuiu ainda mais no debate. Sim, porque o Todos, assim como as demais ONGs de Educação não alisam quando o tema é melhoria da educação. O que só fez crescer o meu respeito por essas organizações sociais. Nesse momento, em que o país precisa se voltar em busca de consensos, reaprender a conviver com o contraditório e resgatar a essência da importância do diálogo, não podemos deixar de colocar a Educação na pauta do debate. Não podemos deixar passar despercebido os 15 anos de trabalho fantástico do Todos pela Educação e das diversas ONGS que atuam na área lutando por conquista que efetivamente podem transformar a vida das pessoas. E podem mudar o país. Pautas que precisam levar milhões às ruas: qualidade da educação é urgente! Basta olhar os indicadores de desempenho. A todos que fazem o Todos pela Educação, em especial a Priscila Cruz, parabéns pelo belíssimo trabalho e contem sempre comigo nesta luta por uma educação que transforma.

Mendonça Filho, ex-ministro da Educação e consultor da Fundação Lemann


*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor