ARTIGO

A competitividade de um município

"São Paulo tem 6 municípios entre os 10 mais competitivos do Brasil. Pernambuco surge na lista, com Recife classificado em 100º. Uma das razões para essa classificação foi a dimensão sociedade, que foca na capacidade do município em oferecer à população condições básicas para o bem estar e a qualidade de vida, onde classificou-se em 231º". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 17/09/2021 às 6:07
Notícia
X

A competitividade de um município é função direta da capacidade de planejamento, articulação e execução do seu gestor e assessores, objetivando o bem estar coletivo dos cidadãos, a criação de ambiente de negócio favorável, a atração de turistas e talentos nacionais e internacionais, e de empresas que gerem empregos de qualidade. A equipe precisa ser formada por indivíduos que tomem decisões eficazes para que a sociedade seja virtuosa, criando uma agenda positiva para o município.

Em um ambiente onde existe a competição saudável entre pessoas e organizações ocorrem maiores incentivos para a excelência de resultados, bem como para a inovação em práticas que possibilitem a superação de desafios. Nesse contexto, o Centro de Liderança Pública-CLP, elaborou o Ranking de Competitividade dos Municípios-RCM. A edição de lançamento-2020, analisa os municípios brasileiros com população superior a 80.000 habitantes, compreendendo 405 municípios, que representam 59,45% da população brasileira (124,94 milhões de habitantes).

O RCM objetiva gerar diagnósticos e orientações para a boa atuação dos gestores municipais. O ranking possibilita identificar, em cada um de suas 3 dimensões e 12 pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em 55 indicadores, oferecendo fundamentos para a construção do legado de competitividade para os governos. Ele é desenvolvido considerando análise de ´benchmarks` nacionais e internacionais.

A dimensão, instituições, é composta por 2 pilares: sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública . A dimensão, sociedade, é composta por 6 pilares: acesso à saúde , qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente. A terceira dimensão, economia. é composta por 4 pilares: inserção econômica; inovação e dinamismo econômico; capital humano e telecomunicações.

O estado de São Paulo tem 6 municípios entre os 10 mais competitivos do Brasil, ranking liderado por Barueri. Pernambuco surge na lista, com Recife classificado em 100º. Uma das razões para essa classificação foi a dimensão sociedade, que foca na capacidade do município em oferecer à população condições básicas para o bem estar e a qualidade de vida, onde classificou-se em 231º.

O CLP também elabora o Ranking de Competividade dos Estados. Na edição 2020, Pernambuco classificou-se em 17º, consequência da má avaliação nos pilares: segurança, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, eficiência da máquina pública e potencial de mercado.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor