ARTIGO

A reta final da CPI da Covid

"A CPI chega em sua reta final e as próximas semanas serão decisivas para a identificação e responsabilização de agentes públicos e privados que contribuíram para o agravamento da crise sanitária iniciada com a chegada do novo coronavírus". Leia o artigo de Randolfe Rodrigues

Imagem do autor
Cadastrado por

RANDOLFE RODRIGUES

Publicado em 18/09/2021 às 6:08
Notícia
X

A CPI da Covid chega em sua reta final e as próximas semanas serão decisivas para a identificação e responsabilização de agentes públicos e privados que contribuíram para o agravamento da crise sanitária iniciada com a chegada do novo coronavírus, cujo saldo em vidas perdidas aproxima-se das 600.000 vítimas, além de mais de 20 milhões de casos confirmados no Brasil, colocando-nos como um dos epicentros mundiais da pandemia.

O volume de dados e informações reunidos pela CPI mostram de forma inequívoca o descaso e negligência do governo federal no enfrentamento à pandemia e condução da crise associada, concentrando esforços em medidas sem nenhuma eficácia contra a covid-19 e patrocinando a disseminação de informações falsas sobre a pandemia.

Não restam dúvidas sobre a aposta na imunidade coletiva de rebanho mediante a exposição em massa da população brasileira ao novo coronavírus. Mas não apenas omissão e negligência do governo federal propiciaram a tragédia que assola o Brasil: há também um gigantesco esquema criminoso para desvio de recursos públicos por meio de contratos para aquisição de vacinas.

O que parecia ser corrupção isolada em um setor do Ministério da Saúde na verdade é um arranjo muito bem pensado para roubar os cofres públicos e conta com a participação de políticos, gestores públicos e empresas já flagradas em esquemas ilegais na prestação de serviços para a administração pública. Em outras palavras, corrupção clássica.

Estas semanas finais serão de muito trabalho e revelações, explicitando a dimensão do esquema e seu enraizamento no governo. Enquanto o Brasil contabiliza milhares de mortes e contaminações diárias em decorrência da covid-19, utilizam a compra de vacinas - esperança para o controle da pandemia e retomada da normalidade - para o desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito: a mais pura expressão da necropolítica bolsonarista que tomou de assalto a nação, castiga o povo brasileiro e destrói a sociedade.

Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP) e vice-presidente da CPI da Pandemia

 

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor