ARTIGO

Professores, parabéns por abraçarem tão nobre missão

"Todo cidadão deve homenagear o professor, expressando o sentimento de gratidão, reconhecendo o seu comprometimento com o aprendizado do aluno em qualquer cenário". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 15/10/2021 às 6:05 | Atualizado em 16/10/2021 às 0:20
Notícia
X

Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, imperador do Brasil decretou a criação do Ensino Elementar no Brasil. O documento determinou que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem escolas de primeiras letras. O texto regulamentou também o salário dos professores, as matérias básicas que os alunos deveriam aprender e como os docentes deveriam ser contratados. 120 anos após esse decreto, em 15 de outubro de 1947, ocorreu a primeira homenagem dedicada ao professor e essa data foi marcada como o Dia do Professor. Em 05 de outubro de 1994, a UNESCO emitiu documento conhecido como "Recomendação da UNESCO sobre o Estatudo dos Professores" e institui essa data, como World Teachers´Day (Dia Mundial dos Professores), que foi adotado por diversos países. Entretanto, o Brasil manteve a homenagem aos professores no dia 15 de outubro.

Todo cidadão deve homenagear o professor, expressando o sentimento de gratidão, reconhecendo o seu comprometimento com o aprendizado do aluno em qualquer cenário. Ele exerce a sua distinta missão em escola com recursos e infraestrutura extraordinária, mas também se empenha em realizá-la em escola sem recursos.

A afirmação que "Educação é prioridade" é proferida mundialmente, mas poucas pessoas refletem sobre o que é o ecossistema educacional. O processo é multidimensional e interdependente, envolve a família, a escola e a comunidade. Todos devem ser comprometidos com o aprendizado do aluno, fundamentado em valores. A escola existe para que o aluno se socialize e aprenda didaticamente, objetivando o desenvolvimento pessoal e a carreira profissional. Ela é estruturada em pilares: infraestrutura, tecnologia, metodologia, sistemas, recursos didáticos. O conjunto é coordenado pela governança da escola, que tem como função básica criar o ambiente que proporcione o melhor ensino-aprendizado. Para o sucesso do sistema, o professor é essencial.

O professor é um facilitador da construção de conhecimento, estimula a criatividade, o pensamento crítico, e cria o ambiente de aprendizagem. Proporciona também para o aluno o convívio social harmonioso que o prepara para ser cidadão responsável que contribuirá para a construção de um mundo melhor.

Em 2019, diretores da ABA tiveram a honra de participar do grupo de educadores em evento que a Nobel Academy realiza, na semana em que os laureados são divulgados, coincidindo com a semana do Dia Mundial dos Professores. Foi um momento único, ouvir o reconhecimento e a gratidão desses nobres cientistas aos seus professores. Em síntese, todos disseram: Professores, parabéns por abraçarem tão nobre missão!

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor