Cada um de nós precisa assumir seu voto como instrumento de luta pela consolidação dos princípios democráticos
"Entendo que a advocacia e a sociedade precisam de uma OAB Renovada, conectada com os anseios de um novo tempo que clama por mais transparência em seus gastos, por uma implementação de políticas efetivas que estejam sintonizadas com os interesses de todos os advogados e advogadas de Pernambuco". Leia o artigo de Renato Saraiva
Nos últimos meses acompanhamos pelos jornais, redes sociais e grupos de mensagem a deflagração do período eleitoral da OAB de Pernambuco. Ao longo desse período, você certamente teve a oportunidade de conhecer e comparar as duas candidaturas: a de Almir Reis, candidato que defende a renovação da entidade depois de 15 anos sendo comandada pelo mesmo grupo político, e a de Fernando Ribeiro, o candidato da continuidade, da manutenção do status quo.
Enquanto Almir Reis apresentou uma carta programa com 100 propostas para a advocacia pernambucana, que passa pela redução de anuidade e pelo combate à morosidade do Poder Judiciário, a outra candidatura se limitou majoritariamente a disseminar fake news. Do cais ao sertão. Passaram mais tempo tentando plantar notícias falsas sobre o oponente do que preocupados com a própria carta programa.
Merece destaque que a advocacia pernambucana sofreu fortemente os impactos da pandemia da covid 19, sendo patente a ausência de uma entidade de classe que se fizesse presente de forma efetiva num momento tão desafiador para toda advocacia pernambucana.
Advogados foram executados pela OAB em plena pandemia, escritórios foram fechados, os processos foram paralisados.
Entendo que a advocacia e a sociedade precisam de uma OAB Renovada, conectada com os anseios de um novo tempo que clama por mais transparência em seus gastos, por uma implementação de políticas efetivas que estejam sintonizadas com os interesses de todos os advogados e advogadas de Pernambuco.
Na reta final do processo eleitoral lamenta-se profundamente a conduta de alguns representantes da OAB/PE que desestimularam, envergonharam e empobreceram o debate, com a propagação de fake news, uso da estrutura da entidade para fins eleitorais e que sequer tiveram a ombridade de requerer a desincompatibilização dos seus cargos para o pleito.
Tenho certeza de que a advocacia pernambucana saberá refletir sobre as ações e atitudes dos candidatos e dos seus aliados.
Cada um de nós precisa assumir seu voto como instrumento de luta pela consolidação dos princípios democráticos e na defesa intransigente das nossas prerrogativas, pela inclusão de todos os segmentos da nossa classe, empoderamento da mulher advogada e valorização da jovem advocacia.
Sendo assim, peço o seu voto para Almir Reis, que defenderá de forma intransigente tais bandeiras! Por uma advocacia mais presente, atuante e participativa, clamo para que votemos na chapa 10, no próximo dia 16 de novembro! RENOVA OAB!
Renato Saraiva, advogado e professor
*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC