ARTIGO

A OAB reinventou-se. E chegou junto do inscrito desde a primeira hora

"Um total de 7.389 votantes confiou os destinos da Casa ao candidato Fernando Ribeiro". Leia o artigo de Gustavo Henrique de Brito Alves Freire

Imagem do autor
Cadastrado por

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire

Publicado em 18/11/2021 às 6:10
Notícia
X

O resultado das urnas em uma eleição é sempre um duplo convite aos envolvidos nela. Um convite a quem vence e um convite a quem é vencido.

Um convite a quem vence por que é a tradução do desafio de sobrepor a humildade à soberba no rescaldo da adrenalina de vencer. O não tripudiar quando se tem a escolha de se estender a mão e se abrir portas. Ao mesmo tempo, é um convite a quem perde, para que compreenda, passada a frustração, que viver é igualmente ser capaz de aprender até no infortúnio.

T.S. Elliot escreveu: "A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade". Já Paulo Freire disse: "A humildade exprime uma das raras certezas que tenho: a de que ninguém é superior a ninguém". Duas pérolas. Duas verdades.

A advocacia pernambucana foi às urnas no pós-feriadão de Proclamação da República, na capital e interior, para definir a próxima gestão da OAB (2022/2024). Um total de 7.389 votantes confiou os destinos da Casa ao candidato Fernando Ribeiro. Os números revelam uma disputa duríssima, ainda que desigual à situação, que, afinal, enfrentou por dois terços do seu mandato uma pandemia, tendo de gerir em circunstâncias adversas, realidade, claro, distinta da experimentada pela oposição.

A OAB reinventou-se. E chegou junto do inscrito desde a primeira hora. Fez do limão, limonada. Não estagnou, não ficou de espectadora. Manteve as caldeiras da locomotiva fumegantes.

Ao eleito, que lhe sorria a benção do saber ganhar. Ao vencido, meus respeitos. Findas as eleições, é hora de reconstruir pontes, virar a página e sarar feridas. Os desafios estão aí. Cuidemos de resolvê-los. A sociedade muito espera da OAB. Que essas expectativas não sejam frustradas. A democracia nunca esteve com sua cabeça tão a prêmio como hoje.

Encerro com o próprio Fernando Ribeiro, quando, entrevistado logo depois de cravada sua vitória, disse: "Nossa OAB-PE é um espelho para a democracia". Feliz demais essa definição. Nossa OAB. OAB de cada inscrito. OAB espelho. Seja assim a grande lição do certame que o dia 16 último assistiu desenrolar-se. Viva a OAB.

Gustavo Henrique de Brito Alves Freire, advogado

 

Tags

Autor