ARTIGO

A teoria da medalhinha de Bolsonaro e o boicote à ciência

"Um presidente que se autoatribui a medalha do Mérito Científico e que corta a verba nacional da pesquisa científica, não compreende apenas o que é 'Ciência' (apenas gosta de medalhas, como todo militar!): ele não compreende o que significa uma instituição que produz conhecimento e saber". Leia o artigo de Flávio Brayner

Imagem do autor
Cadastrado por

FLÁVIO BRAYNER

Publicado em 23/11/2021 às 6:00 | Atualizado em 25/11/2021 às 2:36
Artigo
X

Não gosto de me repetir, mas sou obrigado a fazê-lo: a Universidade não é só uma instituição - ela é um MODO DE VIDA! E Modo de Vida não é igual a Modo de Uso, como se ela nos oferecesse uma bula sobre como conduzir nossas existências: ela é Modo de Vida porque, uma vez tendo freqüentado-a, você não se livrará mais dela! E não estou falando da profissão que ela te oferece (e que te acompanhará pelo resto da vida): falo do encontro que ela proporciona entre você e o saber: para que serve saber? Por que precisamos saber? A quem serve o saber? O que o saber faz de você?

Cada um encontrará uma resposta a estas questões, mas aqueles que passaram pela Universidade sabem que há uma relação entre SABER e VIDA: não no sentido de que precisamos "viver para saber" ou que necessitamos "saber para viver", mas no sentido de que "construir saber" (é isto que faz uma Universidade) nos auxilia a conduzir uma vida com (CONS)CIÊNCIA!

O Governo Federal acaba de cortar 87% da verba da Ciência e da Tecnologia, num país em que praticamente toda a pesquisa científica é realizada em instituições públicas! A UFPE (onde fiz meu primeiro e verdadeiro contato com o saber!) vem desenvolvendo pesquisa para a vacina contra o COVID 19 em estágio já bastante avançado, o que nos permitirá evitar gastos com importações de insumos farmacológicos e "cartografar" o vírus e suas mutações, oferecendo um saber "local" a um problema "planetário". Mas, praticamente não temos mais verbas para a continuidade desta e de muitas outras pesquisas!

Um Presidente que se autoatribui a medalha do Mérito Científico e que corta a verba nacional da pesquisa científica, não compreende apenas o que é "Ciência" (apenas gosta de medalhas, como todo militar!): ele não compreende o que significa uma instituição que produz CONHECIMENTO e SABER. Machado de Assis teria matéria suficiente para escrever uma... "Teoria da Medalhinha"!

"Minha" UNIVERSIDADE FEDERAL é, antes de tudo, de PERNAMBUCO! E Pernambuco - vocês estão historicamente cansados de saber!- tem uma imensa dificuldade de aceitar o que vem do Poder Central sem que uma razão minimamente republicana a justifique! A idéia de República - escrevo este artigo no seu dia!- imaginou que a educação era a maneira política de constituir o que chamamos de "povo". E isto passava pela difusão da CIÊNCIA: boicotar a Ciência é ameaçar a própria existência da entidade política chamada POVO. E vocês sabem quais são as conseqüências disso!

Flávio Brayner, professor titular da UFPE

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor