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A cultura organizacional

"Cultura organizacional marcante é pilar fundamental para uma governança saudável e competitiva". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

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EDUARDO CARVALHO

Publicado em 03/12/2021 às 6:14 | Atualizado em 04/12/2021 às 4:18
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O processo de mudança requer cuidados com a cultura dominante do ecossistema. Numa empresa, é o principal motor de desempenho organizacional. São os seus fundadores que a cultivam, sendo o líder construtor a fonte suprema. Ela é exclusiva para cada organização e compreende, essencialmente, os valores e as crenças praticados pela liderança que influencia o processo seletivo das pessoas, e contagia às que são admitidas. É fortalecida pela competência e coerência das decisões tomadas, pelos fatos que ocorrem que resultam em sucesso da organização. Assim, as pessoas trabalham para propósitos comuns, que acontecem habitualmente, motivadas, construindo um clima organizacional sadio. Segundo Edgard Schein, professor emérito de MIT, esse processo validado pela prática no decorrer do tempo, norteia o comportamento organizacional: o jeito de ser e fazer as coisas, como uma organização conduz suas atividades, seu negócio, e como se espera que os membros se comportem.

A cultura organizacional é um conjunto de características-chave que a organização valoriza. Refere-se a um sistema de significados compartilhados por membros da organização, e está representada nos (as): propósito, missão e visão institucional; localização, arquitetura, mobiliário, design dos ambientes das unidades; marca; vestuário; processos de comunicação e decisório; celebrações; norma; códigos de conduta. Compreende um processo de desenvolvimento de confiança pelos membros da organização, que resulta em autonomia dos colaboradores para fazer o que é preciso para o êxito da empresa. Não é construído numa noite. É resultado de muitas interações na solução de problemas e experiências vivenciados. Não se pode vê-la, tocá-la, nem é representada por quadros de valores expostos nos corredores das unidades da empresa ou manuais e livros de governança.

Uma organização que aprende, orgânica e desafiada a mudanças contínuas por cenários políticos, econômicos, tecnológicos e crises, como a pandêmica que vivenciamos, está sempre preparada para superar incertezas e cenários adversos. Sua cultura organizacional marcante é pilar fundamental para uma governança saudável e competitiva. Para compreendê-la é necessário dialogar com as pessoas, compreender como atuam e superam desafios; conhecer os processos decisórios e criativos, as redes colaborativas, relações de poder e confiança, inspirações, conquistas, reconhecimentos. Num processo de mudança organizacional, considerar esse pilar nas decisões é crucial para assegurar o sucesso dele.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

 *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

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