ARTIGO

Vamos levantar a bandeira da possibilidade de argumentar

"Os argumentos são essenciais na construção de um raciocínio. São através das evidências que apresentamos, com o objetivo de defender nossas ideias, que as pessoas serão persuadidas". Leia o artigo de Hélio Júnior

Imagem do autor
Cadastrado por

HÉLIO JÚNIOR

Publicado em 07/12/2021 às 6:14
Artigo
X

Vamos levantar a bandeira da possibilidade de argumentar. Em especial com a popularização da internet, nunca existiram tantas opiniões. O que antes era muitas vezes restrito ao futebol e a um técnico em cada mente, com o palpite de quem deveria ser escalado ou não, hoje temos esta mesma situação em diversas áreas do cotidiano. Infelizmente, na maioria das vezes, de maneira rasa. O argumento é um recurso criado para persuadir alguém a mudar sua opinião ou comportamento. Sempre que discutimos, nosso objetivo é convencer alguém sobre determinado ponto de vista.

Os argumentos são essenciais na construção de um raciocínio. São através das evidências que apresentamos, com o objetivo de defender nossas ideias, que as pessoas serão persuadidas. São pelo menos três tipos de argumentação. E nenhum deles se resume em "porque sim" ou "porque esta é a minha opinião". São por citação, comprovação e raciocínio lógico. Quando quisermos defender uma ideia, podemos recorrer a pessoas gabaritadas no assunto, que já refletiram e que estudaram sobre o assunto.

O argumento também pode ser apoiado com informações, inclusive matemáticas, que o embasam, como dados, estatísticas e porcentagem. Este é um importante recurso para combater algumas visões equivocadas. A lógica da causa e efeito é outro recurso para demonstrar que uma conclusão é lógica, e não fruto de mera interpretação pessoal. Toda opinião é basicamente uma dissertação, não necessariamente escrita, onde você deve apresentar a tese, usar argumentos que a confirmem e concluir que ela é correta.

Para se ter um bom argumento sempre se faz necessário estar por dentro do assunto. Glória Pires, na sua célebre frase de que não é capaz de opinar, pode ter muito a nos ensinar. O mais importante é saber direitinho as fontes pelas quais você forma sua opinião e que a mesma esteja fincada em solos firmes e não movediços.

Hélio Júnior, mestre em Comunicação

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

 

Tags

Autor