Empatia e gratidão são sentimentos que devem ser cultivados
"Agradeça pela vida, saúde, moradia, alimentação, família, amigos, desafios, aprendizados, oportunidades e até pelas dificuldades". Leia o artigo de Eduardo Carvalho
Em 1620, na vila Plymouth, Massachusetts/Estados Unidos, os habitantes realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano. Isso após invernos rigorosos. Desde então, a festa tornou-se tradicional nos Estados Unidos, como o Dia de Ação de Graças, "Thanksgiving Day". É celebrado na última quinta-feira de novembro. Nos dias que antecedem, acontece grande movimentação de viagens, porque é um encontro familiar. É celebrado com um almoço, onde são servidos pratos típicos feitos à base de abóbora, batata-doce, batatas, molho de cranberry e o tradicional peru, além dos cookies e tortas de maçã, abóbora e nozes. É um dia de agradecimento, em que as famílias relembram, com gratidão, as coisas boas que aconteceram ao longo do ano, refletem sobre o que passou e pedem prosperidade para o ano seguinte.
Gratidão é um sentimento de reconhecimento por uma boa ação. Pode ocorrer quando alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada em troca. A gratidão integra sentimentos de amor, fidelidade, amizade. Há pesquisas que indicam que a gratidão causa sensação de bem-estar, conecta a pessoas com o sentido de vida plena. A palavra tem origem no latim gratus. Também deriva de gratia, que significa graça.
A gratidão tem como pré-requisito a empatia. Palavra mágica, com origem no termo grego, empatheia, pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa. Ser empático é ser bom ouvinte; saber celebrar as alegrias e as conquistas do outro; entender os seus desconfortos, tristezas e ter compaixão; ser tolerante; se empenhar para compreender seus problemas, suas necessidades, dificuldades, emoções, tudo que comunica, inclusive, o que não é dito, mas que pode ser percebido pelo tom de voz ou no olhar. Numa relação empática há respeito mútuo das opiniões e não se faz julgamentos precipitados sobre o comportamento do outro, procurando perceber, primeiramente, as razões que o levam a agir de determinada maneira, ajudando a diminuir e evitar conflitos. Deve ser praticada em todos os relacionamentos humanos: na família, nas amizades, no ambiente de trabalho e também com pessoas desconhecidas. Numa relação empática ocorre um aprendizado mútuo.
Empatia e gratidão são sentimentos que devem ser cultivados. Nutra o hábito de reconhecer algo de bom que possui ou lhe acontece e se mostre grato. Agradeça pela vida, saúde, moradia, alimentação, família, amigos, desafios, aprendizados, oportunidades e até pelas dificuldades. Vamos semear a gratidão como cidadãos de alguns países fazem no "Thanksgiving Day", na esperança de um mundo melhor, mais humano, menos desigual, mais digno.
Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow
*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC