ARTIGO

Cultive valores e seja feliz

"Valores, crenças e princípios descrevem quem é uma pessoa". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 24/12/2021 às 6:01
Artigo
X

Tradicionalmente, no final do ano desejamos votos de "Feliz Ano Novo". Não há dúvida que todos queremos ser felizes. Entretanto, a verdadeira felicidade provém do esforço no cumprimento do dever de uma vida produtiva, que resulta numa sensação de bem-estar, alegria, êxito, paz interior. Encontra-se numa palavra amável, numa generosidade. É amiga da harmonia, da verdade, da beleza, da afeição, da simplicidade. Compreende um conjunto de valores e é determinada mais pelo estado mental da pessoa do que por acontecimentos externos. Portanto, neste final de ano, desejamos a todos: Cultive valores e seja feliz.

Valores, crenças e princípios descrevem quem é uma pessoa. Responsabilidade, honestidade, humildade, respeito, compaixão, empatia, bondade, integridade, disciplina, generosidade, verdade, resiliência, persistência, confiabilidade, gratidão, gentileza, assertividade, justiça, ética são referências de conduta sobre as quais um indivíduo compreende e realiza as suas atividades.

A ética, por exemplo, compreende os princípios morais que orientam e influenciam o comportamento e as decisões do indivíduo. A moral descreve um conjunto de princípios usados para julgar um comportamento como certo ou errado, o caráter bom ou mau ou a atitude justa ou injusta de uma pessoa. O caráter é a "marca da pessoa". É definido pelo que a pessoa faz e não apenas pelo que diz ou indica acreditar. Ter bom caráter pressupõe fazer a coisa certa, com risco ou custo. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, dos pontos de vista cognitivo e afetivo. A gratidão é um sentimento de reconhecimento por uma boa ação. Pode ocorrer quando alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada em troca. A gratidão integra sentimentos de amor, fidelidade, amizade. A dignidade significa honradez, virtude. Uma pessoa digna procede com decência, com honestidade.

A prática de valores requer um indivíduo consciente, comprometido em deixar um legado, fundamentado em princípios de dignidade que orientam o seu comportamento e decisões. Um indivíduo consciente percebe melhor o que está nos mundos exterior e interior, entende a situação, visualiza um maior número de possibilidades para atingir o objetivo, avalia as razões para decidir, pensa e age além dos impulsos e condicionamentos instintivos, enfrenta as circunstâncias e persegue as metas definidas, de forma coerente com valores para o seu bem e o bem comum.

Seja consciente, cultive valores, comprometa-se com ações para um mundo melhor, mais humano, menos desigual, mais digno. Seja Feliz!

Eduardo Carvalho, diretor da ABA Global Education/Harvard University Fellow

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor