ARTIGO

Ao desejar próspero ano novo, vale refletir sobre o conceito de prosperidade

"A verdadeira prosperidade tem natureza multidimensional". Leia o artigo de Eduardo Carvalho

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 31/12/2021 às 6:18
Artigo
X

Ao desejar próspero ano novo, vale refletir sobre o conceito de prosperidade. Etimologicamente, a palavra se originou do latim prosperitate/prosperare, que significa "obter aquilo que deseja". Tende a ser associada à riqueza econômica e à abundância de bens. Entretanto, muitas pessoas têm riquezas materiais, mas não são prósperas. Esquecem que para esse "ter" de fato significar prosperidade, depende da capacidade de florescer física, psicológica e socialmente; cultivar valores; participar significativamente na sociedade e viver numa cidade próspera.

A verdadeira prosperidade tem natureza multidimensional. Segundo o Instituto Legatum, é quando todas as pessoas têm a oportunidade de prosperar e são empoderadas para promover o fortalecimento de suas comunidades e nações comprometidas com o bem-estar comum. É sustentada por uma sociedade inclusiva, com um forte contrato social que protege as liberdades fundamentais e a segurança de cada indivíduo. O Instituto é um think-tank com sede em Londres, com a missão de criar um movimento global de pessoas comprometidas com a prosperidade da sociedade.

Numa sociedade próspera, todos recebem educação de alta qualidade, vivendo em paz, livres de violência, com acesso a ecossistemas eficazes; cuidam de sua saúde física e mental; a dignidade cada um é respeitada; os valores são cultivados nas famílias e organizações, construindo laços de confiança para a sociedade florescer. Além disso, instituições e governantes agem com integridade; os direitos de propriedade são protegidos, para que o investimento possa fluir, com regulação empresarial que incentiva o empreendedorismo e a inovação; as políticas fiscal e monetária promovem emprego, produtividade e crescimento econômico sustentado, onde todos são capazes de construir uma vida sem pobreza com infraestrutura de qualidade e meio-ambiente cuidado responsavelmente, como um legado para as gerações presentes e futuras.

Em 2007, o Instituto Legatum criou o Prosperity Index, que avalia o desempenho de 167 países em 12 pilares, focados em políticas, que resultam em quadro holístico de prosperidade, nas dimensões institucionais, econômicas e sociais. Na avaliação de 2021, os cinco países com melhor classficação, foram: Dinamarca, Noruega, Suécia, Finândia e Suiça. O Brasil classificou-se em 67º. O Índice foi projetado para ser uma ferramenta transformadora permitindo que líderes de todo o mundo usem para ajudar a definir suas agendas de crescimento e desenvolvimento. É com essa visão holística que desejamos: Próspero Ano Novo.

Eduardo Carvalho, Diretor da ABA Global Education /Harvard University Fellow

 

*Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor