opinião

"O clima organizacional indica o estado de ânimo individual e coletivo dos membros da organização"

Artigo de Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow, sobre os desafios do bom clima organizacional dentro das empresas

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 21/01/2022 às 7:00
Notícia
X

O conceito de clima organizacional parece ser semelhante ao da cultura organizacional. Entretanto, é importante entender a diferença. A cultura é firmada ao propósito, às crenças e aos valores, o que a torna cada organização única. É difícil de mudar. O clima organizacional indica o estado de ânimo individual e coletivo dos membros da organização. É a percepção coletiva dos sentimentos e opiniões dos colaboradores sobre a qualidade do ambiente de trabalho. Com base nesses sentimentos, as pessoas se comportarão de modos diferentes, gerando impacto positivo ou negativo na produtividade da organização e na qualidade dos produtos e/ou serviços. O clima não é algo implantado. O cultivo dele deve ser realizado diariamente para que a organização tenha uma equipe feliz, fundamental para o êxito da organização.

Os elementos perceptíveis e mensuráveis do ambiente organizacional são o grupo de fatores que constituem o clima. Esse é o principal indicador de satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores de uma organização, considerando diferentes aspectos, tais como: valorização profissional, processos decisório e de comunicação, as políticas de recursos humanos, modelos de gestão, entre outros.

Para que ações sejam tomadas em benefício de um bom clima organizacional, é necessário avaliá-lo através de pesquisa. É uma valiosa ferramenta para a gestão estratégica das pessoas, possibilitando analisar o ambiente de trabalho, a satisfação dos colaboradores, compreender suas visões, necessidades e anseios. Algumas questões abordadas numa pesquisa de clima organizacional são: 1) Como os colaboradores são motivados e inspirados? 2) As sugestões dos colaboradores são consideradas pelos gestores e conselheiros? 3) Os valores da organização são respeitados e cumpridos por todos?

Na pesquisa realizada pelo Great Place To Work para avaliar se uma organização é um excelente lugar para trabalhar, a confiança no ambiente de trabalho é considerada a essência do modelo, expressada por meio de três relações: com o trabalho (sentimento de orgulho que as pessoas têm por trabalhar na empresa e pelas funções que desempenham); com os colegas (espírito de equipe e colaboração) e com os líderes (tratamento com respeito e imparcialidade).

A avaliação dos resultados da pesquisa é importante para a definição de políticas e ações para fortalecer a comunicação interna, criar ambiente de confiança, reduzir o absenteísmo e turnover, gerar mais ideias inovadoras, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente organizacional e atrair os melhores talentos.

Eduardo Carvalho, Harvard University Felllow

 

Tags

Autor