opinião

"O clima organizacional indica o estado de ânimo individual e coletivo dos membros da organização"

Artigo de Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow, sobre os desafios do bom clima organizacional dentro das empresas

EDUARDO CARVALHO
EDUARDO CARVALHO
Publicado em 21/01/2022 às 7:00
Ronald Candonga/Pixabay
"Para que ações sejam tomadas em benefício de um bom clima organizacional, é necessário avaliá-lo através de pesquisa" - FOTO: Ronald Candonga/Pixabay
Leitura:

O conceito de clima organizacional parece ser semelhante ao da cultura organizacional. Entretanto, é importante entender a diferença. A cultura é firmada ao propósito, às crenças e aos valores, o que a torna cada organização única. É difícil de mudar. O clima organizacional indica o estado de ânimo individual e coletivo dos membros da organização. É a percepção coletiva dos sentimentos e opiniões dos colaboradores sobre a qualidade do ambiente de trabalho. Com base nesses sentimentos, as pessoas se comportarão de modos diferentes, gerando impacto positivo ou negativo na produtividade da organização e na qualidade dos produtos e/ou serviços. O clima não é algo implantado. O cultivo dele deve ser realizado diariamente para que a organização tenha uma equipe feliz, fundamental para o êxito da organização.

Os elementos perceptíveis e mensuráveis do ambiente organizacional são o grupo de fatores que constituem o clima. Esse é o principal indicador de satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores de uma organização, considerando diferentes aspectos, tais como: valorização profissional, processos decisório e de comunicação, as políticas de recursos humanos, modelos de gestão, entre outros.

Para que ações sejam tomadas em benefício de um bom clima organizacional, é necessário avaliá-lo através de pesquisa. É uma valiosa ferramenta para a gestão estratégica das pessoas, possibilitando analisar o ambiente de trabalho, a satisfação dos colaboradores, compreender suas visões, necessidades e anseios. Algumas questões abordadas numa pesquisa de clima organizacional são: 1) Como os colaboradores são motivados e inspirados? 2) As sugestões dos colaboradores são consideradas pelos gestores e conselheiros? 3) Os valores da organização são respeitados e cumpridos por todos?

Na pesquisa realizada pelo Great Place To Work para avaliar se uma organização é um excelente lugar para trabalhar, a confiança no ambiente de trabalho é considerada a essência do modelo, expressada por meio de três relações: com o trabalho (sentimento de orgulho que as pessoas têm por trabalhar na empresa e pelas funções que desempenham); com os colegas (espírito de equipe e colaboração) e com os líderes (tratamento com respeito e imparcialidade).

A avaliação dos resultados da pesquisa é importante para a definição de políticas e ações para fortalecer a comunicação interna, criar ambiente de confiança, reduzir o absenteísmo e turnover, gerar mais ideias inovadoras, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente organizacional e atrair os melhores talentos.

Eduardo Carvalho, Harvard University Felllow

 

Comentários

Últimas notícias