opinião

Investir em energia solar é boa alternativa para empresas

Artigo de Guilherme Costa, executivo do segmento de energia solar, aborda as vantagens da fonte renovável de energia

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Costa

Publicado em 22/01/2022 às 7:00
Notícia
X

Entre os desafios que as empresas enfrentam no dia a dia, estão as variadas contas e tarifas que precisam ser pagas mensalmente. A conta de energia elétrica, por exemplo, tem sido grande motivo de preocupação, já que é uma das responsáveis pela alta de inflação no Brasil, que foi de 10,74%, o qual, nos últimos 12 meses a conta de luz teve uma variação alta acumulada de 31,87%.

Diante desse cenário, uma boa alternativa para as empresas é o investimento em energia solar, que é uma fonte renovável cada vez mais utilizada no mundo, juntamente com tecnologias que colaboram para a crescente eficiência desse modelo. Tanto é que, segundo o Ministério de Minas e Energia, só em 2020 tivemos um crescimento de 66% na capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil.

E por que buscar novas formas de geração de energia alternativa para a sua empresa? Para não ter que lidar com aumentos sucessivos na conta de luz em períodos de pouca chuva, por exemplo, além de obter baixo custo de manutenção e pelo retorno financeiro proporcionado pela implementação do sistema. Além disso, ao gerar a própria energia de forma sustentável, contribui para a preservação do meio ambiente e consegue transformar o seu negócio em um modelo de empreendimento selo verde.

Além do mais, os aumentos na conta de luz afetam diretamente os preços dos produtos, já que atividades ligadas à produção industrial, como fabricação, refrigeração e aquecimento, dependem de energia elétrica. Ou seja, como a energia elétrica é um custo industrial fixo, esse aumento acaba se pulverizando na economia brasileira e afetando diretamente o bolso das pessoas.

Hoje, há bons incentivos do governo brasileiro para a implementação e utilização da energia solar. Como exemplo, recentemente foi sancionada pelo Governo Federal o Projeto de Lei n° 5.829/2019 que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, conhecida como Geração Distribuída, que visa incentivar a instalação desse modelo de sistema de geração de energia no país. Além disso, nos últimos anos, houve uma redução no valor dos equipamentos e mais facilidade para ter um financiamento para a aquisição deles. Em resumo, hoje fica mais fácil para qualquer pessoa ou empresa gerar sua própria energia elétrica utilizando fontes renováveis.

Em resumo, a energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, por ser renovável e limpa, uma vez que não utiliza matérias-primas escassas na natureza. Esse modelo de sistema também contribui para a diminuição da poluição sonora, já que seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando assim a produção de ruídos desagradáveis.

Guilherme Costa, executivo no segmento de energia solar

Tags

Autor